quinta-feira, 19 de março de 2009

Zinco aumenta apetite



Em minhas aulas sempre abordo a idéia de nutrientes que possam estimular o apetite e hoje acabei lendo um artigo que mostrou exatamente isso. Neste estudo , dois grupos de crianças apresentando recusa a alimentos de sal foram acompanhados durante 6 meses. As crianças do primeiro grupo receberam 1 mg/kg/dia de zinco sob forma de quelato, durante 3 meses, enquanto as do gundo grupo receberam uma solução placebo durante o mesmo período. Resultado: 17 das 20 (85%) crianças que receberam zinco, tiveram aumento de apetite. A hipótese dos autores é a de que a falta de apetite para alimentos temperados com sal, observada freqüentemente nas crianças nos primeiros 4 anos de vida, possa ser, em muitos casos, manifestação de deficiência de zinco, traduzindo a perda do interesse por um sabor que não é percebido. Esta hipótese se baseia na idéia de que nestas crianças ocorra um aumento do limiar para a percepção do sabor. Aliás, para ajudar crianças em geral com falta de apetite, zinco com complexo B (ex: levedo de cerveja) são fundamentais. E a velha e boa receita: sementes de sucupira, biotonico, emulsão scott, etc e tal...

Artigo: Dioclécio Campos Jr. et al. J Pediatr (Rio J). 2004;80(1):55-9.

2 comentários:

Comer para Crescer disse...

Oi Henrique,
Boa tarde. Gosto do seu blog e gostei desse post. Vou citá-lo no blog que tenho com uma amiga sobre alimentação infantil, o Comer para Crescer.
Mas tenho uma pergunta: a suplementação de zinco pode ocorrer com alimentos in natura?

IVANA disse...

Oi Henrique,

Conheci o seu blog através do "Comer para Crescer". Reproduzo p vc, aqui, a mesma pergunta que fiz lá.

Meu filho mamou no peito exclusivamente no peito até os 6 meses. A transição p a comida de sal e tb frutas e suquinhos foi um verdadeiro parto. Depois de 2 meses tentando, e eu quase indo ao desespero, ele começou a aceitar a comida de sal. Hoje almoça e janta regularmente todos os dias. Tem dias que come bem, outros nem tanto. Mas considero que foi um grande progresso. A comida dele é bem variada, carne, peixe, frango, muitos tipos de legumes, feijão, lentilha, grão de bico.
O que está pegando é com relação
às frutas. Nunca aceitou bem e hj recusa as clássicas pera, maçã, banana e mamão. Já tentei muitas, in natura e na forma de sucos. Teve uma época que aceitou bem goiaba e uva, e chupava laranja lima. Tomava suco de melancia e de melão. Mas de uns 15 dias pra cá resolveu rejeitar tudo. Ontem apelei p o danoninho, por que não ia deixá-lo a tarde toda sem comer. Fiquei culpada, mas, sinceramente, não sei o que fazer. Vc teria alguma sugestão p incentivá-lo a comer frutas e sucos?

desde já obrigada

Ivana e Davi (1 ano e 4 meses de pura falação)