quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vale a pena tomar Centrum?


Suplementos vitamínicos ditos "completos" podem ser uma grande enganação. Alguns itens são importantes na hora de usar um suplemento vitamínico, e que no suplemento indicado no título da postagem, estão equivocados, veja:

1 - Há vitaminas e minerais de característica lipossolúvel juntos com hidrossolúveis, o que inviabiliza a absorção de vários deles.
2 - A maior parte dos minerais não está na forma de quelato/quelado, o que provoca interação entre eles e consequente baixa biodisponibilidade.
3 - A proporção 2:1 de cálcio/magnésio não é respeitada.
4 - A proporção 4:1 de ferro/zinco não é respeitada.
5 - Magnésio e cálcio estão juntos e devem ser suplementados em horários diferentes do dia.
6 - A proporção de 15:1 de zinco/cobre não é respeitada.
7 - O cromo está na forma de cloreto, de baixissima biodisponibilidade, ou seja, será pouco absorvido.
E há ainda outros erros.

Quando digo que as proporções entre dois minerais ou vitaminas não é respeitada, significa dizer que um ou ambos os micronutrientes serão pouco absorvidos.

Fiz esta postagem com o Centrum, mas poderia ser com vários outros no mercado. Não defendo nenhum nem outro, fiz apenas uma avaliação técnica. Defendo na maioria das vezes suplementos manipulados, em que eu defino a quantidade exata, a forma química, e por ai vai.

As proporções foram calcudados no suplemento para adultos.

Para suplementar micronutrientes, procure um nutricionista, e bom.

15 comentários:

Vanuza Freitas disse...

Oi profº, gostei bastante dessa materia, até mesmo pq eu não sabia ainda dessas proporções de minerais. Muito bom!

Vanuza

Unknown disse...

Olá Henrique, o que você acha desta matéria,é possível?

Carnes mais bem passadas aumentam risco de câncer no pâncreas


Pessoas que comem, regularmente, carnes vermelhas bem passadas ou queimadas têm maior risco de desenvolver câncer no pâncreas, segundo estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, essas carnes mais bem passadas contêm mais substâncias causadoras de câncer, como aminas heterocíclicas.

Entre as 62 mil pessoas avaliadas, 208 foram diagnosticadas com câncer pancreático. E, quando esses voluntários foram divididos em cinco grupos de acordo com a quantidade de carne bem passada e hambúrgueres que comiam, os pesquisadores notaram que aqueles diagnosticados com o câncer estavam nos dois grupos que comiam mais esse tipo de alimento.

“Descobrimos que aqueles que preferem bifes muito bem passados eram 60% mais propensos a desenvolver câncer pancreático do que aqueles que comiam carnes menos bem passadas ou não comiam carnes”, concluíram os autores. Segundo eles, “passar” menos a carne pode ser uma tentativa válida de reduzir os riscos, mas não comê-las seria mais eficaz. Mais estudos são necessários.

Líli

Patty Chagas disse...

"Para suplementar micronutrientes, procure um nutricionista, e bom"[2]

Passando para dar uma bisbilhotadinha no blog, prof!

Saudade

Unknown disse...

Que bom que estão postando comentários.

Líli, carnes bem passadas são mais carcinogênicas que carnes ao ponto ou mal passadas pelas aminas heterocicilicas formadas na crosta torradinha. É o mesmo que grelhar e formas as casquinhas.

Paty, venha sempre.

Marília disse...

Oi Henrique!

Concordo com vc que a melhor forma de suplementação é através da prescrição individualizada e respectiva manipulação. Óbviamente sem esquecer que a farmácia deve usar matéria prima de 1ª qualidade e ter boas práticas de fabricação. Entretanto, fiquei com dúvidas em relação a sua 1ª colocação:
"1 - Há vitaminas e minerais de característica lipossolúvel juntos com hidrossolúveis, o que inviabiliza a absorção de vários deles."
Ok, Vitaminas A,D, E, K são lipossolúveis e Vitaminas C e Complexo B B1, B2, B3, B5, B12 e ácido fólico) são hidrossolúveis. Pergunto:
1) Estas vitaminas não podem estar juntas na mesma fórmula?
2) Se eu utilizar minerais aminoácidos quelados na mesma fórmula não haverá problemas de biodisponibilidade, sendoa ssim podem estar na mesma formulação, ok?
3) O melhor horário para administração das vitaminas e minerais é durante as refeições certo?
4) Cálcio, Magnésio e Vitamina D (respeitando suas respectivas proporcionalidades) no período noturno por conta da cronobiologia?

Obrigada, desde já e um abraço.

Unknown disse...

1) Estas vitaminas não podem estar juntas na mesma fórmula?
NÃO. Vitaminas lipossolúveis quando adicionados com as hidro, é porque foram liofilizadas e transformadas em pó, o o que é preciso calor, logo oxidação. Vitaminas lipossólúveis em ambiente lipofilico (basta observar os melhores fabricantes - cápsula de óleo de peixe, fígado de bacalhau, óleo de linhaça, etc).
2) Se eu utilizar minerais aminoácidos quelados na mesma fórmula não haverá problemas de biodisponibilidade, sendoa ssim podem estar na mesma formulação, ok?
Certo.
3) O melhor horário para administração das vitaminas e minerais é durante as refeições certo?
Depende. Se vc tiver usando quitosana por exemplo, perde as lipossoluveis. Se tiver usando farelo de aveia, perde minerais. E assim vai.
4) Cálcio, Magnésio e Vitamina D (respeitando suas respectivas proporcionalidades) no período noturno por conta da cronobiologia.
Controvérias. Já via relatos de calcio pela manhã e magnésio a noite, e vice - versa. Pra mim, depende do objetivo (magnesio por exemplo par aumentar serotonina - dar a noite - magnesio para gerar energia no musculo para fazer uma pedalada de 100 KM - chamamos de longão da manhã) - dar de amnhã.

Marília disse...

Oi Henrique!

Obrigada pela explicação e pela orientação por um raciocínio lógico que as vezes por ser tão lógico, passa batido.
Infelizmente, tem muita gente vendendo cursos e livros, ganhando rios de dinheiro e ensinando errado.
Um grde abraço,

Marília

Anônimo disse...

é um deperdicio que pode custar ao bolso. no brasil,um frasco de centrum com 30 capsulas( uma recomendada por dia) custa cerca de R$ 35. e na maioria das vezes as pessoas que tomar suplemento vitaminico ja tem uma alimentação rica em vitaminas.

Alem do mais, algumas vitaminas em excesso no corpo pode fazer mal a saude( principalmente a vitamina A e E )

prof vc achar q vale a pena tomar suplementos vitaminicos?

Lucas Dias,
Um grande abraço.

Unknown disse...

Lucas observe os comentários acima dos seus e veja as ultimas 20 postagens mais atuais acompanhando o blog e verá tudo que acho sobre suplementação.

Um abraço

Bianca disse...

Suas explicações são claras e boas. Mas me veio imediatamente uma coisa em mente: afinal, não existe uma regra para comer... quando estamos com fome apenas comemos. Sendo assim, da mesma forma que as coisas podem não combinar quando ingiro centrum ou outro, também pode acontecer quando misturo comidas. Estou errada? Dessa forma, no final, é melhor ter todas as vitaminas à disposição para o organismo do que pecar por não te-las.
Mas gostei dos seus comentários, só achei que no final, não faz muita diferença... A gente não sai combinando coisas para comer.
=)

Unknown disse...

Bianca, é exatamente esta a função de um bom profissional nutricionista, ensinar as pessoas a combinar os alimentos para conseguir o máximo dos nutrientes.

A gente sai sim combinando coisas para comer. Não quer tentar?

Raphael disse...

Olá Professor,

Gostaria de saber se o senhor não estaria sendo radical demais. Uma indústria química multinacional, a meu ver, não colocaria um produto inútil no mercado. O Centrum foi elaborado com base em inúmeros estudos de diversas universidades de ponta nos EUA, CANADÁ e EUROPA. Parte desses estudos, das décadas de 80 e 70, serviram também a elaboração de diversos medicamentos liofilizados. O que o senhor acha sobre isso?

Unknown disse...

Raphael, onde você encontrou a palavra inútil no meu texto? Além disso, convido a vc a continuar lendo o blog e a estudar nutrigenômica e nutrigenética e entenderá porque multivitamínicos são pouco efetivos, porque cada um de nós necessita de uma quantidade de micronutrientes diferente do outro. E mais: desde quando indústria farmaceutica está realmente preocupada com nossa saúde? Em que mundo você vive? Um abraço.

Raphael disse...

Tem razão, professor. Eles nunca se preocupam mesmo. Seu blog é ótimo, com esclarecimentos importantes para o público leigo sobre nutrição, vou continuar seguindo. Obrigado por instigar em mim a reflexão sobre o produto que eu vinha comprando. Um abraço, Raphael.

Anônimo disse...

Boa noite professor.
Nao tenho prpblemas com alimentação mas conecei a tomar centrum de manha junto com uma vitamina de frutas .
Ainda nao fiz acompanhamento no nutricionista mas gostaria de saber se corro algum risco de sofrer algum dano a minha saude por cobta do excesso de vitaminas?? , quais são os danos mais graves?? Sou alto e pesado ja. Estou querendo buscar disposiçao para os treinos pois estou acima do peso.

Obrigado! Suas informaçoes sao otimas!

Rafael