quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Comprovado!! PTN demais faz mal aos rins!!

É comum observar na população consumo superior ao recomendado de 1g/Kg/dia de proteína. Dietas hiperproteicas são interessantes se pensarmos em obesidade, mas podem trazer riscos para este ou outros grupos? Se formos atrás de grupos específicos, como pacientes Aidéticos, desnutridos, praticantes de musculação, entre outros, veremos uma ingestão que chega a 4g/Kg/dia. E uma pergunta sempre vem à tona. O risco de lesão renal existe já que as proteínas precisam ser filtradas nos rins e são potecialmente tóxicas pelo tipo, e não só pela quantidade? Trabalho que li mostra isso. O objetivo deste trabalho foi comparar o efeito de uma dieta hiperproteica (HP) com uma normoproteica (NP) sobre a hemodinâmica renal e fatores clínico-químicos selecionados. Havia uma dieta HP (2,4g/kg/d) e de uma dieta NP (1,2g/kg/d) para verificar o efeito sobre a taxa de filtração glomerular (avaliada com base de sinestrina – um análogo de clearance de insulina) e o fluxo do plasma renal (clearance para-amino-hipúrico). A fração de filtração e a resistência renal vascular foram calculadas. Vinte e quatro homens jovens saudáveis seguidos de dois protocolos de dieta por sete dias cada em uma metodologia transversal. Eles foram individualmente orientados por um nutricionista para atingir o consumo de proteína planejado por meio da seleção normal dos alimentos sob condições isocalóricas. A taxa de filtração glomerular (NP: 125 ± 5 mL/min; HP: 141 ± 8 mL/min; P < 0.001) e fração de filtração (NP: 23 ± 5%; HP: 28 ± 5%; P < 0.05) aumentaram significantemente com a dieta HP. O nitrogênio da uréia sanguínea, o ácido úrico sérico, o glucagon, a natriurese, a albumina urinária, e a excreção de uréia aumentaram significantemente com a dieta HP, mostrando que uma dieta HP em curto prazo promove maior perda de proteína na urina (xixi caro e um inicio de lesão renal), altera a hemodinâmica renal e a excreção renal de ácido úrico, sódio, e albumina.

Fator muito importante: lesão renal a curto prazo. O estudo durou 7 dias (problemas renais com 1 semana de consumo proteico excessivo). E nem foram avaliados os efeitos específicos do tipo de proteína dado, o que pode piorar o quadro.

Para saber mais: FRANK, H.; GRAF, J.; AMANN-GASSNER, U. et al. Effect of short-term high-protein compared with normal-protein diets on renal hemodynamics and associated variables in healthy young men. Am J Clin Nutr; 90: 1509-1516, 2009.

2 comentários:

Fagner Heringer disse...

entre no meu blog por favor http://futnewsfagner.blogspot.com e comente

Vanuza Freitas disse...

Bom dia Henrique, eu posso dizer que uma dieta é normoprotéica a partir de qual faixa de g ptn/Kg e qual a faixa da hiperprotéica? tendo em vista que estes valores variam de literatura p/ literatura, eu tenho uma certa dúvida em relação a isso. Obrigada.
Vanuza