sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS

1 - lICIA: E quando ela retirou a suplementação DE FERRO, melhorou esse cansaço.
Voce já ouviu falar nesse sintoma do ferro?

Excesso de ferro é prejudicial pois é um agente altamente oxidativo (produz radicais livres pela Reação de FENTON), que destrói membranas vasculares induzindo ao efeito da disfunção endotelial, como dificuldade na passagem de sangue. Além disso, a o oxidação de tecido cardíaco provoca alterações no bombeamento sanguineo, além da inflamação hepática. São situações típicas de pacientes que tem hemocromatose, doença onde há acúmulo de ferro no organismo. Portanto, a falta como o excesso de ferro levam sim à fadiga.


2 - Ana Paula:
2.1) O leite de soja tem lactoglobulina?
Nada de soja tem lactoglobulina, a não ser por contaminação cruzada, ou seja, foi feito um produto tipo extrato de soja e no local também se trabalhava com leite em pó, e parte do leite acaba se misturando ao leite de soja. Mesmo sem contaminação cruzada, leite de soja também tem fração proteica bastante alergênica.
2.2) É viável a suplementação de crisina para mulheres em menopausa com o objetivo de diminuir aromatase?
Nunca usei com pacientes minhas na menopausa, mas partindo do efeito fisiológico, com certeza. A ação da crisina parece ter mais efeito quando junto com piperina. Médicos usam inibidores da aromatase na forma medicamentosa para reduzir risco de cancer de mama em mulheres pos menopausadas.

3 - Lily Cabral:

Churrasco é indutor de câncer.


4 - Queria agradecer as mensagens de carinho e incentivo. Na verdade são vcs que ajudam a construir e manter o blog, e mais, ajudam a difundir a nutrição saudável.

Nenhum comentário: