sábado, 23 de janeiro de 2010

O que perdemos pelo suor?


A transpiração é o ato de eliminar substâncias pela pele, em especial, a água. Sua principal função é a eliminação do calor corporal e resfriamento do corpo visando manter a temperatura corporal estável (36,5 a 37º C). Quando nos submetemos à prática de atividade física, a produção de calor pelas UCP´s mitocondriais aumenta e o corpo estimula a transpiração para evitar que o corpo tenha aumento de temperatura corporal. Entretanto, à medida que transpiramos mais, muitas substâncias são perdidas junto com a água pelo suor. Trabalho que li agora há pouco avaliou o suor de mulheres que dançaram durante 2 horas. Foram encontradas, além do tradicional e bem conhecidos sódio, potássio, cloro e glicose, concentrações de amônia, uréia, lactato, e o que mais me chamou atenção: colina e alta concentração de betaína. A betaína é um grande doar de grupamento metil, importante na manutenção do equilibrio osmótico do corpo para manutenção do pH, da absorção, da filtração renal, da concentração de homocisteína, da formação de novas estruturas e prevenção de câncer. Logo, é importante notar que em atividades físicas intensas, é preciso um cuidado especial na alimentação para promover fontes de colina e betaína.

Para ver mais postagens sobre colina, digite este termo na caixa de pesquisa logo no inicio da página do blog, canto superior à esquerda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito suceso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo