quarta-feira, 5 de maio de 2010

Azeite e diabetes e hipertensão

Estava fazendo uma pequena revisão sobre as propriedades do azeite e encontrei um trabalho belissimo. Os autores desenvolveram estudo colocando células beta pancreáticas de ratos em soluções contendo glicose para observar a produção de insulina correspondente. Em um dos grupos, foi adicionado o Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-α), para observar os efeitos desta citocina na liberação de insulina. Foi possível observar que o TNF-alfa age reduzindo a produção de insulina, provavelmente por ser uma citocina de ação inflamatória, que leva à perda de sensibilidade das células beta pancreáticas. A adição de ácido oléico nas células beta promoveu novamente a liberação de insulina pelas células beta, mostrando que o ácido oleico é capaz de reverter o efeito inibitório do TNF-alfa, provavelmente porque reduz a apoptose de células beta pancreáticas.
Um outro trabalho que li também mostrou que o ácido oleico, e principalmente quando associado aos compostos fenólicos do azeite (precisa ser extra virgem e consumido cru), foram capazes de reduzir a pressão sistólica, por serem incorporados às membranas celulares do endotélio capilar, protegendo-as e regulando sua despolarização e portanto sua dilatação, por organizar o mecanismo de proteína G e do AMP-cíclico.

Tente incorporar este hábito na sua vida. Consuma como se fosse remédio, colocando um colher de sopa de azeite extra virgem 0,5% de acidez todos os dias direto na boca. Vc estará prevenindo muitas, muuuuuuuitas doenças, além de melhorar aspectos estéticos, entre outros.

Vassiliou EK, Gonzalez A, Garcia C. Oleic acid and peanut oil high in oleic acid reverse the inhibitory effect of insulin production of the inflammatory cytokine TNF-alfa both in vitro and in vivo systems. Lipids in Health and Disease, 8:25, 2009.

Tere´s S, Barcelo-Coblijn G, Benet M. Oleic acid content is responsible for the reduction in blood pressure induced by olive oil. PNAS, 105:37, 13811–13816, 2008.

Um comentário:

Lyly Cabral disse...

Olá Henrique, saudades das suas aulas!
Grata pela a abordagem desse assunto.
Somos assíduos consumidores de azeite em nossa casa.Nossos filhos já tem o hábito de adicionar o azeite as refeições, diariamente.
Ouvi dizer que a saturação se dá a partir do tempo em que o produto fica aberto, é isso mesmo?Não é só por ser submetido a luz e temperatura?

Abraço
Att.Líli Cabral