terça-feira, 18 de maio de 2010

Plástico de mamadeiras!!

Tive a oportunidade de assistir a reportagem do fantástico apenas agora na internet, sobre as mamadeiras que contém plástico. Queria primeiro alertar que os componentes plásticos que migram para os alimentos são vários, não só o bisfenol A (BPA), mas ftalatos por exemplo. Tenho apenas uma ressalva quanto a reportagem sobre a orientação da reporter em não ferver as mamadeiras. Muito inoportuna e pouco precisa a orientação pois a elevação da temperatura realmente amolece o plástico e o BPA tende a migrar mais facilmente para o alimentos, mas isso só acontece se o alimento já estiver no interior da vasilha (mamadeira no caso), ou se for colocado o leite ou qualquer outra preparação na vasilha ainda quente. Ferver a mamadeira é fundamental por pelo menos 5 minutos para esterelizar, e deixando esfriar, o plástico volta à sua composição natural.

Ja venho alertando há bastante tempo em minhas aulas e minhas consultas e há pelos menos 1 ano e meio neste blog.

Para ler outras postagens, clique: plástico e sua saúde

São tantos trabalhos científicos mostrando as mazelas do bisfenol A!! Quem quiser ler sobre indução de asma, clique aqui. Quem quiser ler sobre indução de doença arterial coronariana, clique aqui.

Um comentário:

Luciane Coelho disse...

Olá,
eu também fiquei com essa impressão. Muitas mães devem estar se perguntando o que fazer, ou comprando mamadeiras de vidro (o que não as livra do problema do bico).A solução de hipoclorito também pode ajudar.
Atenciosamente,
Luciane Coelho