quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cuidados com a osteoporose!!



Homens e mulheres atingem o pico de massa óssea por volta dos 30 anos, e a partir dos 40 anos começam a perder massa óssea, sendo que esta curva descendente se acentua por volta dos 50 anos nas mulheres (menopausa) e a partir dos 60 anos nos homens. Cuidados na alimentação ao longo de toda vida são importantes para evitar a osteoporose. Queria chamar a atenção do leitor para importância do nutriente boro. O boro tem 3 papéis fundamentais quando o assunto é osso. 1º - Reduz a excreção urinária de cálcio, mantendo a calcemia normal, o que favorece o depósito de cálcio no osso. 2º - O boro aumenta a ativação da enzima hidroxilase renal, necessária para transformar a vitamina D na sua forma ativa. A vitamina D é a responsável pela deposição de cálcio no osso e pela absorção do cálcio no intestino. 3º - O terceiro mecanismo é hormonal, pois o boro pode ajudar a aumentar a quantidade de hormônios femininos e masculinos, porque ajuda na conversão de pregnenolona a 17 alfa-hidroxipregnenolona, que dará origem ao DHEA, estradiol, testosterona, entre outros, hormônios fundamentais para manter a massa óssea na terceira idade.

Há muito boro nas sementes oleaginosas, no pepino, na beterraba, cogumelo, germen de trigo, pêssego e uva.

6 comentários:

Marcelo Carvalho disse...

Henrique,

A pregnenolona tb tem ação inibitória nos receptores gabaérgicos. Podemos dizer que uma dieta com o consumo adequado de alimentos fonte de boro (ou suplemntação), pode estimular a memória e o raciocínio?

Abraço

Unknown disse...

Oi Marcelo, não posso garantir que vá melhorar a memória e o raciocínio pois ainda não li artigos com esse efeito direto, mas por inibir atividade do GABA mantém o cérebro em estado ativo, excitatório, mais glutamaérgico e menos gabaérgico, portanto com mais chances de estimulo de memória e raciocínio. Se colocar uns ômega-3, reduzir os carboidratos refinados, injetar todo o complexo B e os antioxidantes, fica perfeito.

Luiz Felipe disse...

Seria possivel reverter um quadro de osteopenia e de osteoporose em idosos?

Unknown disse...

Com certeza Luiz, são patologias onde mais a nutrição exerce o seu poder.

Luiz Felipe disse...

Que ótimo, é algo que queria muito saber e ouvir. Só é uma pena ainda os idosos apresentarem uma grande resistência à mudanças no hábito alimentar. É verdade que suplemntação só pode durar 3 meses? E demora muito para reverter quadros de osteopenia?
Seu blog é muito bom. Você é professor? De onde?
Parabéns e obrigado pelas informações...

Unknown disse...

Não existe tempo determinado para se suplementar, tudo depende da evolução de cada paciente. A mudança depende do quanto os pacientes são receptivos às recomendações. Ex: a dieta pode ser perfeita, mas o osso não suporta nicotina. Sou professor de uma instituição de ensino em Brasília (Anhnaguera Educacional) e ministro cursos, palestras, etc, pelo país.