sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gelatina e crescimento!!


Acaba de sair um trabalho muito interessante. Uma comparação entre o consumo de soja, gelatina, α-lactoalbumina e leite na capacidade de promover liberação de hormônio de crescimento. Alguns artigos já vem mostrando que vários são os aminoácidos estimuladores de GH, especialmente arginina, ornitina, glutamina e lisina. Neste estudo, os voluntários consumiram 0,6g de proteína / Kg peso, e a cada 20 minutos, durante 5 horas, se fez a análise sanguínea de GH. E os resultados mostraram que a fonte que mais promoveu liberação de GH foi a gelatina, e determinada pela presença de arginina neste alimento, favorecendo o estímulo de crescimento. Podemos trabalhar com os aminoácidos em suplementos e podemos favorecer o consumo de gelatina. Porém, é importante lembrar o alto risco de alergias pelos corantes, os açúcares ou adoçantes, o excesso de sódio, e outros aditivos químicos. Gelatina incolor, sem sabor, em folha, poderia ser uma boa opção.

5 comentários:

Angela Scott Bueno disse...

Oi, Henrique

O Agar-Agar está incluído?

Luciane Coelho disse...

Interessante,
acho que poucos pacientes iriam aderir ao uso de gelatina sem sabor...De repente dá para usar misturado com algum outro alimento, ou feito com suco de fruta (se não ficar horroroso cozido).Já experimentou alguma alternativa? Bem, tenho lido seus posts mais antigos, e gostei do seu blog, só acho impressionante o fato de ter tantos seguidores e tão poucos comentários.Tudo de Bom pra você!
Luciane

Unknown disse...

Luciane, tenho muitos livros com receitas que usam gelatina sem sabor. Na internet também existem vários sites que disponibilizam.

Angela, não entendi a pergunta.

Obrigado pela participação.

Angela Scott Bueno disse...

Olá Henrique, náo sou nutricionista, sou leiga no assunto e perguntei se quando vc fala em gelatina, vc está incluindo todos os "gelatinosos"como a agar-agar por exemplo, se ele teria o mesmo efeito da gelatina de colageno ou a gelatina industrializada (com sabores, das gelatinas que você cita.

Unknown disse...

Oi Angela,

o agar-agar é um fibra, que como outras fibras tipo pectina, tem capacidade de geleificação mas não apresenta proteínas, que é o caso da gelatina, que é uma fonte proteica de origem animal e por isso possui o aminoácido arginina, principal responsável pelos efeitos observados no estudo, ok.