quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMO EU VEJO UM DIABÉTICO!!

Eu vejo assim:

Olho para o paciente
Na verdade olho para suas mãos, seus pés e sua fala, e vejo uma pessoa ansiosa e estressada (estresse adrenal)
Olho para sua boca e vejo que "come as palavras", provavelmente age assim também na hora de fazer a refeição (come rápido, má digestão, risco de disbiose)
Na verdade olho para seu pâncreas
Na verdade olho para suas ilhotas de Langerhans
Na verdade olho para suas células beta pancreáticas
Na verdade olho para o retículo endoplasmático destas células
E lá procuro ver o funcionamento desta organela e descobrir os motivos das possíveis falhas:
Em geral encontro falha olhando para o intestino e vendo a hiperpermeabilidade intestinal e por consequencia a disbiose intestinal
Em geral olho para o abdomen e vejo muita gordura visceral, desregulando a produção hormonal.
Em geral procuro observar também se há estresse oxidativo e nitrosativo nestas organelas.

É um pouco ou muito assim, e só vejo assim porque a ciência me mostra isso, conforme tento sempre mostrar nos artigos.

Por isso acredito muito nesta proposta dos exames de urina e saliva que já estou desenvolvendo com os pacientes. Se vc deseja seguir esta mesma linha de raciocinio, encaminhe seu paciente para realizar os exames bioquimicos funcionais e forneça a ele um tratamento mais eficaz. Você terá como mostrar a ele se há ou não a necessidade de suplementação. O paciente também se sentirá mais seguro por saber que está tomando algo porque realmente necessita.

O estudo cientifico abaixo foi um dos primeiros no mundo a mostrar que o funcionamento das células pancreáticas estava relacionado ao estresse oxidativo e nitrosativo do reticulo.

Araki E. Impact of endoplasmic reticulum stress pathway on pancreatic beta-cells and diabetes mellitus.Exp Biol Med (Maywood). 2003 Nov;228(10):1213-7.

2 comentários:

Luciane Coelho disse...

KKKK! Isso é o que eu chamo de poesia nutricional!O início do texto ficou muito poético, kkkk, quando percebi achei muita graça. Um cientista poeta faria algo semelhante! Os poetas não escrevem sobre temas da vida? A vida pelos olhos de um cientista é mais ou menos assim, kkkk!Onde um vê um coração disparado ou frio na barriga, o outro vê descarga de adrenalina.Ficou ótimo!

Helena Assunção disse...

Concordo com a colega que é um vedadeiro poema. Mas afirmo que todas essas palavras é amor pelo que se faz!!!! E faz bem!!!!!!!!