domingo, 21 de novembro de 2010

Exame urinário tem validade científica!!

Queria trazer a todos um trabalho científico, dentre milhares que existem, que avaliou o nível de peróxidos urinários em ratos submetidos a estresse oxidativo. Os ratos foram submetidos a clamp renal (uma espécie de tesoura cirúrgica que cessa o fluxo sanguíneo nos rins e portanto leva à isquemia) e depois retiram o clamp, levando a reoxigenção, e nesse momento ocorre um fenômeno fisiológico chamado de reperfusão, momento máximo onde os radicais livres são produzidos e ocorre estresse oxidativo. Os pesquisadores deram extrato seco de uva (fitoterapico vitis vinifera) para os ratos e verificaram que a produção de peróxidos (malondialdeído - MDA) urinários cai pela metade no grupo que consumiu o extrato da uva em relação ao grupo de ratos que não consumiu. O nível de peróxidos urinários reflete o grau de estresse oxidativo a que foram submetidos os ratos. Este nível de peróxidos urinários é exatamente o que estou analisando em um destes novos exames que estou disponibilizando para pacientes meus e de colegas médicos e nutricionistas.
Artigo 1

Outro estudo avaliou o efeito de vários trabalhadores submetidos a solventes orgânicos, especialmente benzeno e tolueno, na produção de estresse oxidativo também analisando o MDA urinário. Observaram que estes trabalhadores tem aumento significativo do nível de MDA urinário, portanto, do estresse oxidativo, ficando mais sujeitos a câncer. Para que os amigos tenham idéia, benzeno e tolueno(metil benzeno) são "matéria-prima a partir da qual se obtêm a sacarina (adoçante), medicamentos, corantes artificiais (rico em refrigerantes, balas, chicletes, margarinas, etc), perfumes e detergentes. É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solvente para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitrocelulósicas e em adesivos." Também é utilizado para extrair óleo de sementes, leguminosas e cereais como soja, girassol e milho, de onde se obtém os óleos refinados destes mesmos alimentos, muito consumidos em nossa população.
Artigo 2

Ou seja, existe um número muito grande de pessoas que apresenta, em potencial, pelo menos um grau leve de estresse oxidativo, e que poderia se beneficiar realizando estes testes que estou disponibilizando, de ação comprovada na literatura científica, não invasivos, rápidos, e de excelente valor diagnóstico e prognóstico.

Nenhum comentário: