quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Diabetes, sexo e estresse oxidativo


Uma das queixas constantes dos pacientes diabéticos, principalmente aqueles com mais de 50 anos, é a dificuldade em manter a relação sexual saudável esperada para esta idade com suas parceiras. Em parte isto acontece pela alteração da disfunção endotelial que acomete os vasos sanguineos dos diabéticos, incluindo os vasos que irrigam o pênis. A disfunção endotelial tem como principal causa o estresse oxidativo e nitrosativo nas membranas das células endoteliais. Além disso, as células testiculares tendem a sofrer apoptose induzida pela alteração glicêmica, e alguns novos trabalhos também tem mostrado que esta apoptose (ou seja, morte destas células) é exacerbada pelo estresse oxidativo. E no caso do estresse oxidativo, um fator é preponderante, que é a deficiência de zinco, mineral considerado antioxidante, principalmente por estimular a enzima Superóxido Dismutase (SOD). Importante dizer que o estresse oxidativo também reduz o funcionamento e destroi células beta pancreáticas, produtoras de insulina. POr isso, a proposta de fazer avaliação da presença ou não de estresse oxidativo, o grau deste estresse, e a deficiência de zinco e vitamina C, me parece importante e fundamental para o tratamento da grande maioria dos pacientes diabéticos. Podemos fazer esta avaliação mediante uma boa anamnese alimentar, através de sinais e sintomas específicos, e confirmamos com testes urinários não invasivos (a urina é um produto originado do sangue, que também reflete o estado geral de saúde do paciente). Colaborar com a melhora na saúde sexual dos pacientes diabéticos é parte do tratamento nutricional e dever do nutricionista. Vc que é diabético tem como obter uma vida sexual plena, bastam alguns hábitos saudáveis de vida.

Fontes:

Zhao Y,Exacerbation of diabetes-induced testicular apoptosis by zinc deficiency is most likely associated with oxidative stress; p38 MAPK activation; and p53 activation in mice. Toxicol Lett. 2010 Nov 12. [Epub ahead of print].

Song B. Chop deletion reduces oxidative stress, improves beta cell function, and promotes cell survival in multiple mouse models of diabetes. J Clin Invest. 2008 Oct;118(10):3378-89.

Nenhum comentário: