segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novo ômega-3 em Brasília.

Pessoal, quem esperava os óleos de peixe da Nordic Naturals para prescrever já pode recomendar a seus clientes para compra. Um dos melhores óleos do mundo em qualidade de matéria prima, isenção de metais pesados e alta concentração de ômega-3 por cápsula de óleo, já podem ser obtidos na Essencial Farmácia de Manipulação.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Consenso de obesidade

Pessoal, saiu o Consenso/Diretriz mais atual (2010) para diagnóstico e tratamento da obesidade da ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

Para baixá-lo, clique aqui.

Loja de produtos orgânicos

Pessoal, quem precisar de produtos orgânicos, especialmente pessoal do Paraná, conheci a loga BioéOrgânicos, de propriedade da nutricionista Renata Ranieri Wanderley.

www.bioeorganicos.com.br

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gelatina e crescimento!!


Acaba de sair um trabalho muito interessante. Uma comparação entre o consumo de soja, gelatina, α-lactoalbumina e leite na capacidade de promover liberação de hormônio de crescimento. Alguns artigos já vem mostrando que vários são os aminoácidos estimuladores de GH, especialmente arginina, ornitina, glutamina e lisina. Neste estudo, os voluntários consumiram 0,6g de proteína / Kg peso, e a cada 20 minutos, durante 5 horas, se fez a análise sanguínea de GH. E os resultados mostraram que a fonte que mais promoveu liberação de GH foi a gelatina, e determinada pela presença de arginina neste alimento, favorecendo o estímulo de crescimento. Podemos trabalhar com os aminoácidos em suplementos e podemos favorecer o consumo de gelatina. Porém, é importante lembrar o alto risco de alergias pelos corantes, os açúcares ou adoçantes, o excesso de sódio, e outros aditivos químicos. Gelatina incolor, sem sabor, em folha, poderia ser uma boa opção.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Último módulo do curso de obesidade!!

Plástico de mamadeiras!!

Tive a oportunidade de assistir a reportagem do fantástico apenas agora na internet, sobre as mamadeiras que contém plástico. Queria primeiro alertar que os componentes plásticos que migram para os alimentos são vários, não só o bisfenol A (BPA), mas ftalatos por exemplo. Tenho apenas uma ressalva quanto a reportagem sobre a orientação da reporter em não ferver as mamadeiras. Muito inoportuna e pouco precisa a orientação pois a elevação da temperatura realmente amolece o plástico e o BPA tende a migrar mais facilmente para o alimentos, mas isso só acontece se o alimento já estiver no interior da vasilha (mamadeira no caso), ou se for colocado o leite ou qualquer outra preparação na vasilha ainda quente. Ferver a mamadeira é fundamental por pelo menos 5 minutos para esterelizar, e deixando esfriar, o plástico volta à sua composição natural.

Ja venho alertando há bastante tempo em minhas aulas e minhas consultas e há pelos menos 1 ano e meio neste blog.

Para ler outras postagens, clique: plástico e sua saúde

São tantos trabalhos científicos mostrando as mazelas do bisfenol A!! Quem quiser ler sobre indução de asma, clique aqui. Quem quiser ler sobre indução de doença arterial coronariana, clique aqui.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Para quem não gosta ou não pode tomar leite!!


Aumentando as opções de alimentos orgânicos, chegam ao Brasil os novos sabores da linha Isola Bio e Finestra Sul Cielo, empresas italianas com extensa linha de leites à base de cereais orgânicos, isentos de lactose.
As bebidas de cereais, também chamadas de leites vegetais por se assemelharem em aparência e valor nutricional ao leite animal, têm conquistado cada vez mais adeptos que buscam uma alimentação saudável, livre de lactose e ingredientes causadores de alergias alimentares.

As bebidas de cereais são altamente digestivas e são fonte de proteínas, vitaminas, fibras e minerais. Podem ser tomadas puras ou batidas com ingredientes como frutas, mel e cacau em pó. As novas bebidas oferecem opções já prontas para o consumo com embalagem na versão mini, podendo ser levada para a escola ou para o trabalho.

CHOQUINOA

Uma das novidades é a bebida de quinoa com chocolate e arroz. Isenta de glúten, lactose, proteínas do leite e colesterol, ela pode ser bebida quente ou fria e também utilizada para preparo de sobremesas. Ingredientes: água (5%), arroz italiano integral (10%), quinua (5%), açúcar de cana, cacau (1,5%), óleo de girassol extraído a frio, sal marinho e espessante farinha de semente de alfarroba.

BEBIDAS DE ARROZ

O sabor Arroz com Coco 750ml completa a linha de leites de arroz, composta pelas versões Natural (enriquecida com cálcio), Arroz com Avelã, com Amêndoas, com Baunilha e com Ômega3. Outra novidade é o Arroz com Chocolate + Cálcio que traz a conveniência da versão 200ml e o suplemento do cálcio como grande diferencial.

ONDE ENCONTRAR

Os produtos da Isola Bio e Finestra Sul Cielo são importados com exclusividade pela Sim Alimentos e podem ser encontrados em grandes redes como o Pão de Açúcar e nos principais empórios e lojas de produtos naturais do Brasil.

sábado, 15 de maio de 2010

Dieta e acne!!

Gostaria de sugerir aos amigos a leitura do artigo sobre dieta e acne que mostra a relação entre a alta carga glicêmica da dieta, indução da inflamação e acne. Segundo o trabalho, ainda não há dados concretos para afirmar que chocolate, gordura saturada e sal são indutores isolados de acne.

Leia o artigo clicando aqui

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Índice inflamatório dos alimentos!!

Pessoal, o indice inflamatório dos alimentos foi inicialmente desenvolvido por Monica Reinagel, pesquisadora norte-americana que tem livros publicados sobre o assuntos (inflammation factor). Entretanto, seus livros e materiais não eram muito científicos, e o primeiro trabalho de peso sobre o assunto acaba de ser publicado, com a seguinte proposta:

Foi criada uma pontuação para diversos compostos alimentares e alguns alimentos, dependendo de seu potencial inflamatório. A pontuação de -1 foi dada aqueles alimentos ou nutrientes com efeitos pró-inflamatórios (ou seja, que aumentaram significativamente a IL-1beta, IL-6, TNF-alfa e PCR, ou diminuíram a IL-4 ou IL-10); +1 para os alimentos cujos efeitos foram antiinflamatórios (quando diminuíram significativamente a IL-1beta, IL-6, TNF-alfa e PCR, ou aumentaram IL-4 ou IL-10); e 0 para as variáveis dietéticas que não produziram mudanças nos marcadores inflamatórios".

Segundo o índice inflamatório, os compostos alimentares com características pró-inflamatórias (ou seja, aqueles que adquiriram pontuação mais próxima de -1) foram, em ordem decrescente: carboidratos (-0,346); lipídios (-0,323); gordura saturada (-0,25); colesterol (-0,21); vitamina B12 (-0,09); ácidos graxos monoinsaturados (-0,05) e ácidos graxos ômega-6 (-0,016).

Já os compostos alimentares antiinflamatórios (com pontuação mais próxima de +1) foram, em ordem decrescente: magnésio (0,905); açafrão-da-índia (0,774); beta-caroteno (0,725); genisteína (uma isoflavona, 0,68); vitamina A (0,58); chás (0,552); fibras alimentares (0,52); vinhos (0,48); quercetina (tipo de flavonóide, 0,49); luteolina (tipo de flavonóide, 0,43); vitamina E (0,401); ácidos graxos ômega-3 (0,384); vitamina C (0,367); vitamina D (0,342); zinco (0,316), vitamina B6 (0,286); alho (0,27); niacina (0,26); ácido fólico (0,214); cerveja (0,2); gengibre (0,18); daidzeína (uma isoflavona, 0,17); cianidina (pigmentos vermelhos de vegetais, 0,13); epicatequina (0,12); cafeína (0,035); riboflavina (0,16); bebidas alcoólicas (0,1); proteínas e tiamina (0,05); ferro (0,029) e selênio (0,021).

A análise dos estudos científicos comprovou que há uma associação inversa entre o índice inflamatório e a PCR (proteína C reativa), onde o aumento da pontuação sugere diminuição de fatores inflamatórios.

Artigo para consulta: Cavicchia PP, Steck SE, Hurley TG, Hussey JR, Ma Y, Ockene IS, et al. A new dietary inflammatory index predicts interval chances in serum high-sensitivity c-reative protein. J Nutr. 2009;139:2365-72.

Boro e cérebro!!

Continuando a resposta do comentário do Marcelo Carvalho na postagem do boro e osteoporose:

Há vários trabalhos que mostram que a substância 2-aminoethoxy-diphenylborate (2-APB), que é derivada de boro, reduz o acúmulo intracelular de cálcio (é um bloqueador dos canais de cálcio) no hipocampo, reduzindo as oscilações nesta região cerebral. As oscilações gama na região do hipocampo são responsáveis por doenças como Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), também conhecido como Transtorno Bipolar do Humor (TBH) ou, antigamente, Psicose Maníaco Depressiva (PMD). Se haverá efeito especificamente na memória ou raciocinio, preciso buscar mais dados, mas há boas razões para acreditar nisso.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cuidados com a osteoporose!!



Homens e mulheres atingem o pico de massa óssea por volta dos 30 anos, e a partir dos 40 anos começam a perder massa óssea, sendo que esta curva descendente se acentua por volta dos 50 anos nas mulheres (menopausa) e a partir dos 60 anos nos homens. Cuidados na alimentação ao longo de toda vida são importantes para evitar a osteoporose. Queria chamar a atenção do leitor para importância do nutriente boro. O boro tem 3 papéis fundamentais quando o assunto é osso. 1º - Reduz a excreção urinária de cálcio, mantendo a calcemia normal, o que favorece o depósito de cálcio no osso. 2º - O boro aumenta a ativação da enzima hidroxilase renal, necessária para transformar a vitamina D na sua forma ativa. A vitamina D é a responsável pela deposição de cálcio no osso e pela absorção do cálcio no intestino. 3º - O terceiro mecanismo é hormonal, pois o boro pode ajudar a aumentar a quantidade de hormônios femininos e masculinos, porque ajuda na conversão de pregnenolona a 17 alfa-hidroxipregnenolona, que dará origem ao DHEA, estradiol, testosterona, entre outros, hormônios fundamentais para manter a massa óssea na terceira idade.

Há muito boro nas sementes oleaginosas, no pepino, na beterraba, cogumelo, germen de trigo, pêssego e uva.

Vc conhece o lingonberry?


Lingonberry é um composto, utilizado atualmente como um nutricosmético vegetal obtido do extrato de lingonberry (Vaccinium vitis idaea L.), um produto produzido e patenteado por Beijing Gingko Group (BGG). |O extrato desta fruta contém uma série de compostos antioxidantes que atuam na síntese de melanina, incluindo 10% de resveratrol, 35% de proantocianidinas e 10% de antocianinas. Alguns trabalhos atuais mostram altissima capacidade de redução de NFKB (redução da inflamação portanto) e prevenção de danos ao DNA. Há trabalhos ainda mostrando inibição da tirosinase, melhora da elasticidade e hidratação da pele, o que leva ao clareamento desta, e redução de rugas. Há trabalhos que mostram que o lingonberry chega a ser 3x mais potente que a arbutina para inibir a sintese de melanina, além de ser capaz de diminuir a área e a profundidade das rugas. Ela parece ter boa solubilidade em água, e portanto pode ser adicionado em bebidas. Cairia muito bem com suco de uva e suco ou óleo de romã ou mesmo com extrato seco de vitis vinifera em gomas de colágeno.


Em tempo: pessoal, reitero que não faço consulta via blog ou e-mail. É muito comum receber comentários e e-mails de pessoas que estão tomando isto, aquilo, ou estão com este ou aquele sintoma. Todo paciente deve ser avaliado clinicamente, pessoalmente, na sua forma integral, funcional, e portanto, individualizada, ok. O blog tem a intenção de trazer informações uteis para hábitos de vida saudáveis e opções para pessoas que buscam tratamento.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Azeite e diabetes e hipertensão

Estava fazendo uma pequena revisão sobre as propriedades do azeite e encontrei um trabalho belissimo. Os autores desenvolveram estudo colocando células beta pancreáticas de ratos em soluções contendo glicose para observar a produção de insulina correspondente. Em um dos grupos, foi adicionado o Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-α), para observar os efeitos desta citocina na liberação de insulina. Foi possível observar que o TNF-alfa age reduzindo a produção de insulina, provavelmente por ser uma citocina de ação inflamatória, que leva à perda de sensibilidade das células beta pancreáticas. A adição de ácido oléico nas células beta promoveu novamente a liberação de insulina pelas células beta, mostrando que o ácido oleico é capaz de reverter o efeito inibitório do TNF-alfa, provavelmente porque reduz a apoptose de células beta pancreáticas.
Um outro trabalho que li também mostrou que o ácido oleico, e principalmente quando associado aos compostos fenólicos do azeite (precisa ser extra virgem e consumido cru), foram capazes de reduzir a pressão sistólica, por serem incorporados às membranas celulares do endotélio capilar, protegendo-as e regulando sua despolarização e portanto sua dilatação, por organizar o mecanismo de proteína G e do AMP-cíclico.

Tente incorporar este hábito na sua vida. Consuma como se fosse remédio, colocando um colher de sopa de azeite extra virgem 0,5% de acidez todos os dias direto na boca. Vc estará prevenindo muitas, muuuuuuuitas doenças, além de melhorar aspectos estéticos, entre outros.

Vassiliou EK, Gonzalez A, Garcia C. Oleic acid and peanut oil high in oleic acid reverse the inhibitory effect of insulin production of the inflammatory cytokine TNF-alfa both in vitro and in vivo systems. Lipids in Health and Disease, 8:25, 2009.

Tere´s S, Barcelo-Coblijn G, Benet M. Oleic acid content is responsible for the reduction in blood pressure induced by olive oil. PNAS, 105:37, 13811–13816, 2008.