segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Água de côco contra Alzheimer!!


É verdade. Estudo científico mostrando que a água de côco apresenta alguns compostos que tem ação semelhante ao estrógeno feminino e que estas substâncias podem reduzir a deposição da proteína beta amilóide e da proteína tau. O alzheimer é caracterizada de forma bem simples pela presença de placas formadas a partir depósito de uma proteína (beta-amilóide), no espaço existente entre os neurônios. Já, os emanharados neurofibrilares são formados pela proteína tau que se deposita no interior dos neurônios.

Tudo com moderação é bem vindo, pois é preciso lembrar que água de côco é fonte de sódio e potássio, portanto pdoe ser preciso um consumo limitado para alguns grupos populacionais.

Fonte: RADENAHMADA, N.; SALEHA, F.; SAWANGJAROENA, K. et al. Young coconut juice, a potential therapeutic agent that could significantly reduce some pathologies associated with Alzheimer's disease: novel findings. Br J Nutr. 2010 Nov 30:1-8.

obs: minha irmã me obrigou a colocar esta foto. Disse que era um presente visual para o público feminino do blog. Diz ela que o rapaz ficou assim (todo deformado, hahahah) de tanto beber água de côco.

7 comentários:

Helena Assunção disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...

Henrique, Parábéns pelo blog!
Ver um profissional tão dedicado nos motiva a querer saber sempre mais!
Gostaria de sugerir um tema: alimentação para mulheres portadoras de SOP que querem engravidar.
Obrigada!
Abraços,
Maria.

CAROLINA disse...

Bom dia Henrique,
Tenho um paciente hipretenso e com problemas cardiacos,que o médico proibiu tomar água de coco, tem fundamento?
abs e parabéns pelo blog,
Carolina

Wanésia disse...

kkkkkkkkk, quanta deformação... Abraços. Parabéns

Unknown disse...

Carolina, tudo depende do paciente, de quem estamos falando, mas pode ser contra indicado sim pois cardiopatas e hipertensos tem alterações importantes nos seus níveis de eletrólitos, e a água de côco é fonte de sódio e potássio. Eu não proibiria, avaliaria com exames (por exemplo o exame bioquimico funcional que faço quando detecta hipercalciuria, isso pode ser sinal de consumo excessivo de sódio), e prescreveria a quantidade, momento, combinação com o restante da dieta, etc.

Marli Cabral disse...

Olá Henrique.Desejo saúde e êxito nesse ano de 2011 à você e a toda a sua família.
Como posso saber mais a respeito do exame bioquimico funcional?

Grata
Grande abraço
Marli Cabral

Unknown disse...

Marli, meu e-mail está no folder dos exames, ok.