quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sucos concentrados podem lesar aorta, pele e tendões!


Não só os sucos concentrados (tipo néctar disso, néctar daquilo), pobre em fibras, mas tudo que for rico em frutose concentrada com índice glicêmico elevado. Há muitos trabalhos sendo publicados sobre os produtos da glicação avançada, tanto da glicose como da frutose. E este que mostro a figura acima publicado na Physiol. Res. de 2008, mostra que as pentosidinas, produtos formados pela glicação da frutose, são depositados em tendões, pele e na aorta, envelhecendo estes tecidos.

5 comentários:

Erica Cordeiro disse...

Henrique estou aqui de nov, usando este post pq é o mais recente!
NA alimentação pra quem usa imunossupressor e corticoide o que deve ser priorizado?
Obrigada

Unknown disse...

Tudo que seja imunoestimulante. Há inumeras postagens sobre nutrientes e compostos imunoestimulantes, ok. Corticoides além de serem imunosupressores, são hiperglicemiantes, retentores de liquidos, desmineralizantes ósseos, dentre outros efeitos colaterais. Logo priorizar nutrientes e compostos que tenham funções que compensem estes efeitos.

Erica Cordeiro disse...

Valeu, abração ! bom final de semana pra vç e sua família!
DEus te abencõe, sempre!

Unknown disse...

Henrique,

Já que o assunto é suco, gostaria de sanar uma dúvida.
Ouvir dizer por uma nutricionista, no qual não posso citar o nome,que a coca cola zero é mais saúdavel do que os sucos industrializados.
Sabemos que ambos contém conservantes...
Essa afirmação procede?
Att,

Obrigada.\

Unknown disse...

Patrícia, sempre que alguém diz algo, é preciso ver o contexto, ou seja coca-cola é mais saudável para quem, que quantidade, em que momento, etc; segundo, eu tenho que ter visto, lido ou ouvido, e não alguém me disse, me entende? Por isso não julgo. De qualquer forma, não vejo nada, absolutamente nada saudável em Coca-Cola zero.