quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Antioxidantes e Exercício físico

Amanhã vou a SP falar de desequlibrios nutricionais em praticantes de atividade física. Sempre após atividade física observamos um aumento das ERO´s que vem acompanhado por um aumento considerável na expressão das enzimas antioxidantes SOD e GPx, o que poderia parecer paradoxal uma vez que as ERO´s seriam substrato para as enzimas e observariamos a uma maior degradação das ERO´s. Entretanto, em geral, vejo aumento de PPAR-γ e PGC1 pós atividade, e ambos são reconhecidos e estimulados pelas ERO´s. O aumento dos radicais livres com o exercício provoca tanto um aumento destes dois factores como de enzimas antioxidantes. Estas últimas irão impedir a propagação dos EROS e sua reação com outras moléculas biológicas, limitando-os assim ao seu efeito estimulante de PPAR-γ e PGC1. Tenho visto mais na literatura que os suplementos antioxidantes reduzem a indução de reguladores da sensibilidade à insulina e antioxidantes endógenos pelo exercício físico, assim como há outros trabalhos mostrando que uso de suplementos de vitamina C e E imediatamente após atividade reduzem o efeito vasodilatador do exercício. Com minerais, este processo é diferente.

Para suplementar, tem que saber fazer.

2 comentários:

Cíntia disse...

Henrique,
você falou da suplementação da vitamina C exatamente após a atividade tendo um efeito negativo, seria pelo fato de que o estado oxidativo é necessário neste momento?? Dar vitamina C umas 2 horas depois se torna vantajoso? Exemplo o Targifor com vitamina C?
Obrigada!!

Unknown disse...

Exatamente Cintia, precisamos do estresse oxidativo pós atividade, mas vale sempre a resalva, de quem estamos falando. Uma coisa é um rapaz de 22 anos, saudável, lutador de judô. Outra coisa, é uma senhora de 64 anos, acima do peso, com colesterol alto, fazendo exercício na academia para melhorar estes problemas. O nível de estresse oxidativo que cada uma destas pessoas precisa é bem diferente, logo terapia dietética também. Bj e obrigado por participar, comente sempre.