quinta-feira, 29 de março de 2012

LINHAÇA TEM AÇÃO ANTICANCER!

É o que mostrou estudo recentemente publicado pela Universidade do Estado da Dakota do Norte, nos EUA. Segundo os autores o consumo de brotos de linhaça (acredito portanto na utilização da linhaça deixada de molho, linhça germinada) favorece a transcrição do gene da proteína P53, uma potente protetora e supressora de tumores, através da indução da apoptose. Neste estudo especificamente, o bloqueio foi no crescimento de tumores na mama, feito em humanos, importante pois é o câncer mais prevalente em mulheres no Brasil.

Fonte: Flaxseed sprouts induce apoptosis and inhibit growth in MCF-7 and MDA-MB-231 human breast cancer cells. In Vitro Cell Dev Biol Anim. 2012 Mar 22. [Epub ahead of print]


3 comentários:

Patrícia Ramos disse...

Henrique, você poderia postar algo sobre o risco do consumo de linhaça p/ quem tem hipotireoidismo. Pois hoje, conversando com uma amiga que tem o problema, foi a uma nutricionista para perder peso, e esta recomendou consumir (dentre outras coisas) granola caseira com farinha de linhaça. Nem levou em consideração o problema na tireóide, provavelmente por falta de conhecimento. Todo mundo acha q por ser alimento funcional, qualquer um pode usar. Abraço.

Unknown disse...

Você mesmo já fez a postagem, alimento de alto risco para quem tem hipotiroidismo.

Beta disse...

Henrique, parabéns pelo blog! Gostaria de saber se você tem conhecimentos sobre o uso da linhaça para a redução de fibromas uterinos (miomas). E a chia, poderia ter a mesma finalidade? E quanto à polêmica que cerca o leite de alpiste? Grata pela atenção!