segunda-feira, 5 de março de 2012

Sardinha é bom demais!!

Se você estudar em qualquer lugar, incluive aqui na web sobre os benefícios do peixe sardinha, certamente sempre se abordará o fato dela ser rica em ácidos graxos ômega-3. Mas que tal comer sardinha para ter mais cálcio, até para reduzir o consumo de leite e derivados. Que tal sardinha, pensando na sua proteína como fonte de taurina,  e cujo resultado será, em virtude desta proteína, menos estresse oxidativo, menos diabetes, menos hipertensão, menos obesidade. O que acha? Vá com fé!!

E se quiser comprovar, que este peixe promove aumento sanguineo de cálcio, aumento sérico de taurina, basta ler: Dietary sardine protein lowers insulin resistance, leptin and TNF-α and beneficially affects adipose tissue oxidative stress in rats with fructose-induced metabolic syndrome. Int J Mol Med. 2012 Feb;29(2):311-8.

 

5 comentários:

Rita Hollo disse...

Boa Tarde Prof. Henrique!

Agradeço pela aula de lipídios neste final de semana... Foi excelente!
Trabalho na atenção básica no municipio de Cabreúva e Sardinhas não faltam no meu discurso...
Ensino várias receitas, inclusive de Escabeche, No Papilote, ... Posso disponibilizá-la se houver interesse.
Abçs

Rita Hollo

Anônimo disse...

E a opção enlatada? Não vale não né?
Erica Cordeiro

Anônimo disse...

Olá Prof Henrique

Lí alguma vez em algum lugar, que as sardinhas contém, se não me engano, oxalato e podem não ser indicadas a quem tem propensão a cálculos renais (litíase0. Confere isso ou não?

Abs,

Marilia

Henrique Soares disse...

Que bom que vc gostou Rita, parabéns também pelo seu trabalho. Se puder enviar, receitas são sempre bem aceitas. riquenutri1@gmail.com
Obrigado.

Henrique Soares disse...

Vale sim Erica.

Confere Marília, mas tem comer demais sardinha. Controlando o consumo e aumentando a diurese não acarretaria tantos problemas. Há outras fontes bem piores de oxalato.