sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cromo para baixar glicemia!!

Pessoas que apresentam aumenta da glicemia em jejum podem estar com uma diversidade de problemas, mas o mais comum é a resistência periférica à insulina-RI (e mesmo pessoas com glicemia normal/alta também podem estar com RI). E o cromo é um mineral que age em pelo menos 4 vias diferentes dentro das células, especialmente células de fígado, músculos, pâncreas e adipócitos, promovendo aumento da captação de glicose via estímulo na ação dos transportadores de glicose (GLUT´s). E o que é mais importante, nas pessoas com deficiência, NÃO PRECISAMOS de doses muito altas segundo a literatura. Aliás, o excesso de cromo trás sérios riscos e para tomar suplemento de cromo qualquer pessoa precisa saber o nível de cromo no corpo.  Um exemplo de estudo: você pode ler o de Sharma S e cols (2011) que mostrou que a oferta de 9g de levedura de cerveja, que fornece 42 mcg de cromo ao dia, por 3 meses, reduziu a glicemia, a hemoglobina glicada e todos os parâmetros de dislipidemias (colesterol, triglicerídios, etc). Você encontra cromo, além do levedo de cerveja, em ovos, germen de trigo, banana, aveia e outros grãos integrais, pimentões, queijos magros, cogumelos, castanhas.

2 comentários:

licenciatura disse...

Boa tarde professor,
gostaria que se possível, você falasse sobre o M-drol, é um suplemento alimentar ou um anabolizante disfarçado?
na minha opinião é um anabolizante que traz grandes resultados no ganho de massa muscular mas com um preço caro para isso.
Obrigado professor!

Unknown disse...

Não é suplemento alimentar, é medicamento. Ele é um hormônio, derivado hormonal da testosterona, não é pró-hormonal. Só pode ser prescrito por médicos. Efeitos comprovadíssimos de alterações hepáticas, sexuais, renais, humor, depressão, entre outros. Infelizmente muita gente não liga para isso, só quer ver os resultados físicos. A galera que usa tem fazer terapia pós ciclo o tempo todo, vive tomando protetor hepático, e por aí vai.