segunda-feira, 2 de março de 2009

Leite de cabra e de vaca

O resultado da enquete sobre diferenças e semelhanças entre os leites de cabra e vaca revela a necessidade da discussão e da postagem. Os dois tipos de leite tem composição muito similar: 1 - ambos tem lactose, a quantidade no de cabra é 0,1 a 0,2 menos que na vaca, diferença bem pequena; 2 - Os teores proteico e lipídico são muito similares, praticamente iguais; variam entre 3,5 a 4,0g para cada 100ml (o de cabra tende a ser 0,1 a 0,2 mais gordo que o de vaca). 3 - As proteínas encontradas são as mesmas, porém os subtipos variam: no caso das caseínas, o leite de cabra contém menos alfa-s1caseína , o que já aumenta sua biodisponibilidade (forma poucos coágulos); possui mesmo teor de albumina, e também contém betalactoglobulina, esta última não digerida pelo organismo humano, e indutora de alergias. A principal diferença está na gordura. A melhor digestibilidade do leite de cabra acontece principalmente porque possui alto conteúdo de ácidos graxos de cadeia curta e principalmente de cadeia média(facilmente abosvidos pelo pequeno tamanho) e o pequeno tamanho dos glóbulos de gordura no leite de cabra, o que facilita a ação das lipases (nossas enzimas para digerir gordura). Porém, esta composição de ácidos graxos também pode variar, conforme a ração fornecida aos animais.
Enfim, para paciente com intolerância à lactose, não é uma alternativa. Para pacientes alérgicos à proteína, pode ser uma alternativa, se conhecida a proteína que produz alergia. Para pessoas que tem dificudade de digestão, disbiose, etc, é uma boa alternativa.

Importante: cabra tem 15 a 20mg a mais de cálcio (por 100ml) que o leite de vaca. Tem também mais magnésio e mais potássio, o que torna mais alcalinizante que o de vaca.
Curiosidade: há quem diga que o leite de cabra é mais aceito porque o bezerro nasce com 40Kg e o cabrito tem peso próximo ao do bebê humano (similaridade fisiológica???)

Leia mais: 1 - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982008000400016&lng=pt&nrm=iso
2 - http://www.capritec.com.br/pdf/sensorialcriancas.pdf

Um comentário:

Anônimo disse...

Professor

me responda essa questao
lactentes amamentados com leitre de cabra necessitam alem de ferro da suplememntação de:

niacina
acido folico
vit b6
vit b12