terça-feira, 22 de setembro de 2009

ômega-3 em crianças

Queria aproveitar a pergunta e comentário da Marina para escrever sobre este tema. Não existe recomendação para crianças obesas porque quando existe uma patologia (doença), é preciso individualizar e não fazer recomendação geral. Mas existem inumeros estudos que avaliam cituações especificas com adição de omega-3 e seus resultados em crianças. Os trabalhos, na grande maioria, usam de 200mg a 1500mg de EPA/DHA, em diferentes faixas etárias, por tempos diferentes, com diferentes resultados. Há muito trabalho demonstrando bons resultados em tratamento de doenças relacionadas ao cérebro, com autismo, deficit de atenção, memória, cognição, mas gostaria de chamar atenção, que diferente do muitos divulgam por ai, suplementar omega-3 em crianças não é consenso. O que existe de consendo do material da ESPGHAN 2008 é que dieta da mãe precisa ser rica em fontes de ômega-3 para passar este ômega-3 para a criança durante a amamentação e durante os 2 primeiros anos de vida a criança deve receber alimentos ricos em ômega-3, inclusive o leite a ser utilizado após período de amamentação exclusiva deve ser enriquecido com ácido graxos polinsaturados, araquidônico e DHA, pois isso resulta em menor risco para uma série de doenças no fururo.

Quem desejar ler mais, veja estes dois trabalhos abaixo, por exemplo. É preciso ter muito cuidado com o que chamamos de conflito de interesses.

Cognitive and mood effects of 8 weeks' supplementation with 400 mg or 1000 mg of the omega-3 essential fatty acid docosahexaenoic acid (DHA) in healthy children aged 10-12 years. Nutr Neurosci;12(2):48-56, 2009.

Dietary supplementation with n-3 polyunsaturated fatty acids in early childhood: effects on blood pressure and arterial structure and function at age 8 y.
[So] Source: Am J Clin Nutr;90(2):438-46, 2009.

Um comentário:

Marina disse...

Obrigada Professor, estou tentando ler os trabalhos que recomendou!
Marina