segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dieta da Ivete funciona??

Se funciona ou está funcionando, quem tem que dizer é ela e o nutricionista dela (neste caso o marido dela), porque foi uma dieta individualizada, feita bioquimicamente (acredito) para ela. Observando de longe tenho visto bons resultados, e queria comentar aqui o suplemento prescrito para ela, o DIETRINE. O nome comercial trás na verdade Caralluma (atualmente proibida no Brasil), vanádio e cromo (importantes para reduzir resistência à insulina e aumentar absorção de glicose no músculo) a substância faseolamina (Phaseolus vulgaris), retirada do feijão ou fava branca. Grande inibidor da atividade da enzima amilase, reduz bastante a digestão de carboidratos, por consequencia seu índice glicêmico e sua absorção. Como os carboidratos (entenda acetilcoa) são a mola mestra indutora da lipogênese (entenda formar gordura no tecido adiposo e fígado), é sensato acreditar na sua eficácia. E isto tem aparecido e aceito na literatura internacional desde 2007/2008 com crescente número de trabalhos. Utilizo com certa frequencia este suplemento (faseolamina) em meus clientes, dependendo da avaliação individual. Como toda substância, apresenta efeitos colaterais, que vão desde um suplemento de origem pouco confiável e provavelmente contaminado, além de efeitos intestinais e metabólicos (comuns em alguns clientes e que precisam ser prevenidos e tratados). Não tome sem a prescrição e acompanhamento de um nutricionista.

Obs: o que tem funcionado mesmo para a Ivete é a correção alimentar e o gasto energético altíssimo novamente.

Algumas fontes:

Blocking carbohydrate absorption and weight loss: a clinical trial using a proprietary fractionated white bean extract.Altern Ther Health Med. 2007 Jul-Aug;13(4):32-7.

The nutraceutical role of the Phaseolus vulgaris alpha-amylase inhibitor.Br J Nutr. 2008 Jul;100(1):1-12.

Bean amylase inhibitor and other carbohydrate absorption blockers: effects on diabesity and general health.J Am Coll Nutr. 2009 Jun;28(3):266-76.

Reducing effect of a Phaseolus vulgaris dry extract on operant self-administration of a chocolate-flavoured beverage in rats.Br J Nutr. 2010 Sep;104(5):624-8.

7 comentários:

Priscila Marques nutricionista disse...

Henrique, parabéns pelo blog! Sou nutricionista especialista em fitoterapia e funcional (em andamento) na VP e acompanho seu blog quase diariamente. Inclusive indico para todos os médicos q trabalham comigo, é mesmo brilhante. Sempre rola uma discussão "muldisciplinar" a respeito dos seus post. (A das calorias foi fervorosa..rs). Inspirada em vc montei um blog (bem simples), mas ficaria mto feliz se vc pudesse me visitar.
Bjs e feliz ano novo!!
Priscila

Unknown disse...

Olá Priscila, que bom que o blog serve para alavancar discussões e debates. Esse é um dos propósitos. Legal vc deixar o endereço do seu blog para que todos possam acessar rapidamente.

Bjs e feliz ano novo também.

Priscila Marques nutricionista disse...

Obrigada Henrique,
Endereço do meu blog:
http://priscilamarquesnutri.blogspot.com/
Bjs

Eliz disse...

Olá Henrique! Quanto a proibição da Caralluma, qual a sua posição? Tirando de lado a questão da "comprovação da sua eficácia", o que me intriga e, me dá medo, calafrios na verdade, é o lado obscuro que está por trás de tudo isso.
Será que daqui à algum tempo, eu, ou a Priscila (nossa colega de profissão aqui acima) não vamos mais dizer com orgulho da nossa especialidade em Fitoterapia? Será que nos servirá apenas como conhecimento para condutas perante interações medicamentosas?

É preciso que se faça algo.
Ou é o apocalipse para nós? E vida eterna ao ATO MÉDICO?

Unknown disse...

Eliz, com certeza é preciso fazer algo para não se perder os direitos adquiridos. MInha parte por exemplo faço criando o blog e trazendo conhecimentos, leis em vigor, normas, etc. Além disso já fui membro da ASBRAN e da Associação de Nutrição daqui do DF, que deveremos reabrir neste ano. Sou membro de Conselhos também, e estou sempre envolvido nas discussões políticas que envolvem a minha profissão.

Unknown disse...

Olá Henrique!
Esse novo medicamento para emagrecer, o Dietrine, é um mito? Fiquei empolgada ao ler todos os benefícios prometidos, muito embora eu ter total consciência e experiência de como é dificil emagrecer.
Eu vou procurar um nutricionista para me esclarecer melhor, mas eu gostei muito de ler o que voce escreveu sobre tal medicamento, pois o meu primeiro impulso foi: pedir o medicamento.
Obrigada!
beijus
Gisele

Eliz disse...

Sim, Henrique! Por isso merece toda nossa admiração. Um profissional comprometido com o que acredita. Que busca o conhecimento contínuo, não se acomoda, e ainda compartilha, sem mesquinhez. Isso nos motiva. Nos envolve. Nos faz acreditar e saber que estamos no caminho certo.

Com certeza, um profissional que faz a diferença, não sobre nós(pelo menos não é o intuito), mas por nós e para nós.

"se todos fossem no mundo iguais a você"...rs

Abraços, e que Deus continue te abençoando.

Eliz.