terça-feira, 19 de junho de 2012

Tireoidite de Hashimoto e Vitamina D!

Esta é uma doença autoimune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra si mesmo, neste caso, contra a tireóide, glândula responsável, dentre outras várias funções, pela peristalse intestinal (intestino preso é possibilidade de alteração na tireóide) e pelo gasto energético do corpo (ganho de peso também pode ser sinal de alteração tireoidiana). E o número de pacientes que apresentam alteração tireoidiana é impressionante, cresce absurdamente, não só em mulheres. Costumo dizer em cursos e aos pacientes que a tireóide é uma espécie de para-raio, inúmeros fatores ambientais prejudiciais à saúde, acabam indo ao encontro da tireóide. E nutricionalmente tenho verificado a associação entre deficiência de vitamina D e doença autoimune na tireóide. E a literatura tem respaldado esta idéia, com forte indicação para a suplementação deste nutriente. O problema é que suplementação de qualquer coisa deve ser feita com cuidado, após avaliação detalhada, até porque vitamina D é um hormônio, age e funciona como tal.

Leia mais:
Relative vitamin D insufficiency in Hashimoto's thyroiditis. Tamer G, Arik S, Tamer I, Coksert D.
Thyroid. 2011 Aug;21(8):891-6.

Vitamin D and autoimmune thyroid diseases. Kivity S, Agmon-Levin N, Zisappl M, Shapira Y, Nagy EV, Dankó K, Szekanecz Z, Langevitz P, Shoenfeld Y. Cell Mol Immunol. 2011 May;8(3):243-7.


5 comentários:

Fernanda disse...

Bom dia! Gostaria de ter acesso a esses artigos na íntegra. É possível?

Unknown disse...

Oi Fernanda, é possível, vc pode comprá-los pela Bireme ou diretamente no site das revistas (basta de cadastrar).

Viviane Reis disse...

Oi Henrique, eu tenho observado isso nos meus pacientes também e em mim mesma que possui hipotiroidismo.

Outro fator relacionado que tenho percebido para o crescimento dessa doença é o alto consumo de glúten, a indústria não tem ajudado muito nesse quesito.

Um abraço!

Anônimo disse...

Falando em gluten, vç sabe se existe uma dose minima a qual não seja capaz de causar uma superestimulação do sistema imune em um organismo já limpo de guten, intestino ok, para uma reintrodução?
Muit grata!!!!
Erica Cordeiro

Unknown disse...

Erica, acho que isso nunca vai existir, porque nossos genes reagem de forma diferente. Cada um de nós é um ser único. Digamos que seja minha visão ayurvédica do ser humano. Dose mínima para mim será sempre diferente da dose mínima para vc, e assim por diante.