segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Carboidrato torna mulher infértil

Li um artigo agora pela manhã que analisou a relação do consumo total de carboidratos, do índice glicêmico e da carga glicêmica, e encontrou associação positiva de que quanto mais alto é o índice glicêmico e a carga glicêmica da dieta, maior é a chance da mulher apresentar alterações na ovulação, inclusive com incapacidade para engravidar. Os mecanismos provavelmente estariam envolvidos com a hiperliberação de insulina e resistência à sua ação. Níveis aumentados de insulina resultantes de uma maior ingestão de carboidratos também poderiam levar a um aumento de IGF-I livre e hormônios androgênicos, como uma conseqüência da ação de insulina sobre a produção de IGF-I, da proteína de ligação do IGF-1 e do SHBG (Sex Hormone-Binding Globulin - globulina com forte atração por testosterona), criando assim um ambiente endócrino semelhante ao que já é conhecido por ser responsável para as manifestações clínicas da síndrome de ovário policístico (SOP).

Como o público feminino do blog é bastante grande, ladys, cuidado na escolha do carboidrato. E para vc que é homem, cuide do carboidrato e de todos os fatores que possam levar a resistência à insulina das mulheres que te cercam.

Forte abraço!!

Artigo: A prospective study of dietary carbohydrate quantity and quality in relation to risk of ovulatory infertility. European Journal of Clinical Nutrition (2009) 63, 78–86.

Nenhum comentário: