segunda-feira, 30 de março de 2009

Tá na época do biribá


Biribá é uma fruta da família das anonáceas, parente muito próxima da pinha. Tomei conhecimento deste nome hoje, na banca onde fui comprar. Eu a conhecia como ata, mas o vendedor disse que era biribá, e eu, claro, concordei, e vim pesquisar. Em inglês, é sweetsop. Três diferenças claras entre o biribá e a pinha são o sabor bem menos doce, mais tendendo para um leve azedinho (lembra a graviola) a favor do biribá; a cor da fruta amadurecida, bem amarelo (o que não acontece com a verde pinha), e textura da polpa, que tem menos cristais de açúcar e é um pouco mais rígida (dependendo do pedaço da até para cortar). Nutricionalmente falando, a fruta que eu comprei tinha próximo a 160g. Nesta porção, há 6,8g de fibras, 55mg de vitamina C, 22mcg de ácido fólico, 383mg de potássio, 37mg de cálcio e 3,2g de proteína (valor próximo a alguns cereais e leguminosas). Taí uma ótima opção de fruta da estação. Meus meninos adoraram.

4 comentários:

Marina disse...

Olá professor, engracado quendo vi essa fruta aqui, porque meu pai ganhou ontem e trouxe pra casa querendo saber que fruta era e eu também não sabia.Adorei as informacoes. E a fruta é muito boa mesmo.
Marina

Patty Chagas disse...

Hehehe..lá em Rondônia é bem comum prof.! Todos lá conhecem por este nome mesmo..biribá ou berinbá!

Saudades!

Beijos

Unknown disse...

É isso ai, vivendo e aprendendo. Nada como um país com dimensões continentais.

Bj

SampleTheUniverse disse...

Muito obrigado por postar isso... Queria saber se a fruta amarela que eu comprei foi pinha ou biriba, agora eu sei que que foi biriba!