sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ar condicionado engorda!!

Alguns trabalhos cientificos tem mostrado que até o uso de ar condicionado pode favorecer a epidemia de obesidade, no seguinte aspecto. Para quem usa este conforto da vida moderna, cria no seu ambiente diário uma temperatura constante (manutenção da homeotermia), chamada de zona termoneutra (ZTN). Em zonas termoneutras, com pouca variação de temperatura, o gasto energético do corpo conhecido como dispêndio energético cai bruscamente, fazendo com que gastemos poucas calorias, o que favorece o balanço energético positivo, ou seja, acúmulo do excesso de calorias na forma de gordura. Esse fenômeno ocorre em qualquer situação em que a temperatura externa se mantém invariável, exemplo do ar condicionado. O que reforça esse dado é que já se sabe que em temperaturas mais elevadas, a fome reduz e as pessoas tendem a comer menos, o que acontece exatamente ao contrário para quem trabalha todo o dia sob o ar condicionado. Além disso, quando a temperatura externa varia, a termoregulação corporal, exercida pela glândula tireoide, favorece no sentido da produção de hormônios tireoidianos (T4, T3), o que faz com que a taxa metabólica basal aumente para manter a temperatura do corpo em equilíbrio - o resultado é um dispêndio energético maior. Por isso, mexa-se, faça atividade física em horários mais frios do dia, logo bem cedo pela manhã ou à noite e tenha um hábito alimentar diário (e não fazer dieta) termogênico.

obs:em vez de ficar parado sob o ar condicionado, crie uma rotina de limpeza do aparelho. VC vai gastar muito mais energia.

3 comentários:

Mauro Cavanha disse...

Muito interessante!
Apesar de o frio requerer um maior gasto calórico do corpo, ele nos intimida a fazer exercícios físicos e acho que este é o grande problema!
parabéns pelo blog!!

Unknown disse...

Oi Mauro,

e é nesse aspecto que a motivação pessoal, preparo psicológico, se torna fundamental. Devemos entender o frio como um aliado que aumenta a necessidade de produzir calor e portanto, ajuda a perder gordura corporal. Mas nunca permanecer estacionário no ambiente um pouco mais frio, constante e aconchegante.

nostodoslemos disse...

Boa noite!

Trabalho a décadas em ambiente com ar condicionado e o artigo surpreende, pois meu peso continua o mesmo.

Boa semana!