terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Leitinho da madrugada!!

Uma prática muito observada na alimentação das crianças, desde que começei a atender pacientes, é o uso do leite artificial na forma de mamadeira durante a madrugada. Muitas crianças mantém o hábito da amamentação e da fase oral, as vezes até 4 ou 5 anos de idade. Prática da qual eu não gosto muito por alguns fatores:

1 - Primeiro porque é leite de vaca, insulinêmico, indutor de diabetes tipo II na fase adulta quando dado nos 2 primeiros anos de vida sem amamentação associada. Além disso, leite no meio do sono promove uma alteração completa nos hormônios da madrugada. Há muitos trabalhos mostrando que esta prática induz à obesidade na fase adulta.

2 - Muitas destas mamadeiras são feitas com leite acrescido de sacarose (tipo Ninho 1+), quando não se adiciona farinha láctea, mucilon, e etc, todos abarrotados de sacarose, indutor de obesidade, insulinêmica e cariogênica.

3 - Altera também o sono dos pais.

4 - Na maioria das vezes é oferecido na forma de mamadeira, com risco de contaminação se não for bem higienizada.

Pois bem, como a grande maioria, meus filhos também se acostumaram com a mamadeira da madrugada. Mas no nosso caso, os proprios pediatras solicitaram que não houvesse a retirada até 1 ano de vida pois as crianças nascem com baixo peso e pequenas, e acordavam 2x na madrugada, cujo objetivo era realmente o consumo de nutrientes para estimular o crescimento e ganho de peso. Um fenomeno natural observado em geral em gêmeos. Claro que para minimizar vários dos problemas que relatei acima, sempre usei NAN HA, hipoalergênico, sem sacarose, com ômega-3, com taurina, etc. Mas passou 1 ano e os meninos continuaram com o hábito e agora que estão quase dentro do percentil 40º nas curvas de peso e crescimento, resolvi começar a tirar. Primeiro teste foi ontem, e utilizei chá de erva doce com capim cidreira (também conhecido com capim santo ou capim limão - atenção, não é erva cidreira). Coloquei um pouco de açúcar mascavo e aos poucos vou reduzindo até tirar todo (vou usar camomila e melissa também). Depois pretendo dar só água até não oferecer nada e eles acostumarem a dormir completo.

Claro que ontem fiquei quase 1 hora e meia acordado, porque sem o leite, eles aceitaram e gostaram do chá, mas não teve o efeito sonífero do leite.

Mas tudo vai dar certo. Que Deus nos ajude.

Em tempo: a dieta funcional parece estar começando a render frutos. Os meninos vão saltar de grau no colégio. Terminaram a turma 1 e vão direto para a turma 3. Avaliação da pedagoga e da psicóloga da creche. 1 ano e 9 meses - E ainda ajuda na economia familiar ;<)

11 comentários:

Franzinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Franzinha disse...

Que ótimo! Parabéns! E que ótima colocação a sua em relação ao leite.

Andreia Torres disse...

Não te vi mais na faculdade. Então: boas férias!

Comer para Crescer disse...

Oi,Henrique.
Gostei muito desse seu post. Foi linká-lo no nosso blog, o Comer para Crescer, que fala sobre alimentação infantil.
Abraços, boa sorte nas madrugadas sem leite e feliz 2010.
Pati

Unknown disse...

Pati, pode citar o endereço do blog.

Um abraço

HEnrique

Simone disse...

Hernrique não desista, no final de janeiro eles estarão livres. A minha experiência foi diferente, pois desde do segundo mês de vida as meninas não mamavam de madrugada.
Com certeza o sono contínuo das crianças e do casal vai trazer um melhor qualidade de vida para a sua famíla. Um abraço a todos e Feliz 2010.

Angela disse...

Olá Henrique...
Cheguei aqui por intermédio do "comer para crescer", será que você pode me esclarecer uma dúvida??
Meu bebê tem 7 meses e além do leite materno, está começando a experimentar alimentos aos poucos (ainda aceita poucos deles). Nunca dei leite artificial e pretendo continuar amamentando, e ele ainda acorda em média 2 vezes a noite para mamar.
Será que posso tentar substituir a mamada por chazinho já? É cedo ainda? Ou é melhor dar NAN mesmo?
Vixi... quanta pergunta!!
Obrigada!
Angela www.ftangelarios.blogspot.com

Ana disse...

tenho dado a "refeição dos sonhos" sempre às 11h, e depois ela só acorda às 7h30. Vc considera essa mamada dormindo como uma mamada da madrugada? Elas está com 5 meses. Acha que devo ir diminuindo a mesma? WEla não ficará com fome e irá perturbar um sono tranquilo que adquirimos?

Unknown disse...

Simone, obrigado pelo apoio de todo ano. Um beijo em todos da família.

Angela, muito cedo para introduzir. Deixe a mamada materna (Leite Materno) de madrugada, faz parte da hidratação e crescimento da criança nesta idade. Se vc estiver muito cansada, querendo dormir e tiver alguém para dar, tipo um marido participativo ou babá, pode tirar o leite antes.

Ana, esta tática de fornecer a "ceia" as 23h seria e melhor opção, e as crianças tendem a dormir a noite inteira. Só que como a criança toma praticamente dormindo, isto é muito comum, não pode ser leite, pois o processo digestivo tem que ser bem facilitado pois ela (a digestão) e o leite irão atrapalhar a liberação dos hormônios do sono. Como vc não disse o que é a "refeição dos sonhos", se for com leite, eu recomendaria tirar, e dar uma vitamina de frutas, tipo como fiz ontem, banana com manga e maracujá.

Um abraços a vcs, feliz ano novo e obrigado por participarem.

Dani Barretto disse...

Olá Henrique. Boa Noite. Seu blog foi indicado pelo meu irmão, DAvi Barretto, acho que seu aluno na nutrição e hoje, estou tentando pela segunda vez, tirar o leite da madrugada.
Contando minha experiência, não foi fácil. A abistinência pelo leite é difícil, mas vou tentar sim a retirada, substituindo por chá ou frutas, porque acredito que meu filho de 3 anos tenha alergias das "ites" por conta do leite.
Pensei no leite de soja, mas me informaram tb ser tóxico.
Então, só me resta a pergunta: Nunca mais uma vitamina durante o dia? Ou um mingau de vez enquando? rsrs Pergunto, porque antigamente, me criaram com com leite de vaca, né? Eu mesmo adoro!!! Mas se for pro bem do meu filho, farei esse esforço!!!
Grade Abraço, Daniela Barretto

Unknown disse...

Dani, tomar algum derivado de leite na fase adulta será menos ruim que agora, mas veja portagens atuais no blog que mostram consumo de leite e diabetes e câncer. Bj