quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Importância do zinco no dia a dia!!


Zinco é um mineral de extrema importância para o organismo pois participa de muitos processos metabólicos. Uma criança, adolescente ou qualquer pessoa em fase de crescimento precisa de zinco para produção do GH (hormônio do crescimento) e formação dos ossos. Também é essencial para produção do esperma, fundamental para homens que pretendem engravidar. Pessoas que sofreram escoriações brincando, um machucado, ou estão no pos operatório de grandes cirurgias, precisam de zinco para fazer o processo de cicatrização. Pessoas que estejam fazendo tratamento de quimioterapia precisam de zinco para estimular as papilas gustativas e melhorar o sabor dos alimentos. PEssoas que tomam álcool corriqueiramente precisam de maior quantidade de zinco para estimular a enzima etanol desidrogenase e destoxificar o fígado e o cérebro dos derivados do etanol (acetaldeído, por exemplo). Pessoas que precisam aumentar o metabolismo ou tem funcionamento reduzido da tireóide precisam de mais zinco para estimular a transformação de hormônio T4 em T3 (a forma ativa). Pessoas que menstruam em grandes volumes ou que já apresentam anemia, precisam de mais zinco para produzir o heme, constituinte da hemoglobina que transporta oxigênio na corrente sanguinea. Pessoas com dificuldade grande de digestão, que tem azia e muitas eructações (arrotos) depois que comem, podem apresentar baixa concentração de ácido clorídrico que é formado a partir do zinco. Além disso, zinco é um mineral de altissimo poder antioxidante, fundamental nesse nosso dia a dia atribulado, cheio de sustâncias oxidativas no ambiente.

Onde encontrar: nas fontes proteicas de origem animal e vegetal, ou seja, frutos do mar (ostras são riquissimas), carne de vaca, frango, leite, queijo, iogurte, feijão, lentilha, soja, fava, grão de bico, feijão fradinho, feijão branco, feijão de corda, nas sementes oleginosas tipo castanha do caju, do Brasil (Pará), amêndoas, baru, pistache, nozes, avelã, e em algumas sementes, principalmente semente de abóbora. Cereais integrais também contém pequena quantidade, tipo aveia e quinua.

7 comentários:

Vanuza Freitas disse...

Homens que pretendem engravidar???kkkkkkkk, não seria mulheres?
Abraço
Vanuza

Unknown disse...

Não Vanuza, eu quiz dizer homens mesmo. Engravidar é muito mais que uma questão física. Os homens devem sim engravidar junto com as mulheres. E para que possam fazê-lo precisam oferecer a matéria prima de primeira qualidade.

Vanuza Freitas disse...

Hum!!! compreendi profº.kkkkk
Abraço
Vanuza

Lyly Cabral disse...

Legal você ter trazido esse assunto.
Estava precisando relembrar!!

Abraço
Líli

Cinara Lobo disse...

Henrique é verdade que o zinco quelado pode adiantar a idade óssea de uma criança?

fabi abroad disse...

Entendi! homens q querem engravidar mulheres... so pode ser isso ne... rs

Keila disse...

Oi Henrique,, o zinco tem alguma ligação com o aborto??? Já perdi 3 bebes e nenhum Medico conseguiu descobrir qual a causa, já fiz vários exames e não foi descoberto nada. Como faço para saber se estou precisando desse suplemento de zinco ou se possível estar com excesso?? Obrigada!!