terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Suplemento para melhorar performance!!

Uma das grandes dúvidas quanto à eficácia da atividade física é se ela deve ser de baixa intensidade e longa duração ou de alta intensidade e curta duração, quando os objetivos são perda de gordura corporal, aumento de massa muscular e melhora da performance. Um grupo de estudiosos colocou alguns atletas para fazer um trabalho de altissima intensidade, atingindo 100% e um pouco mais do VO2máx por 2 min com intervalos baixando para 90% do VO2máx. Um outro grupo fez a mesma atividade mas tomou um suplemento 1/2 hora antes da atividade, que continha proteína do soro do leite (whey), aminoácidos de cadeia ramificada (ACR/BCAA), rhodiola, creatina, cafeína, citrulina e Cordyceps sinensis. O grupo que tomou o suplemento teve resultados melhores quanto aos ítens mencionados no inicio da postagem. A idéias principais foram que os ACR e whey protein pouparam a perda proteica muscular, a creatina gerou aumento de força muscular, a cordyceps promoveu ação antioxidante (o estresse oxidativo é muito alto em exercícios de alta intensidade), a cafeína aumenta a capacidade de produção de ATP e favorece a lipólise, a citrulina favorece a recaptação do lactato para o ciclo de Krebs aumentando a produção de ATP e retardando a fadiga e a rodhiola aumenta a efetividade da cafeína, e otimiza a produção de serotonina e dopamina. Para ver mais detalhes do estudo, inclusive quantidades utilizadas, é só clicar aqui.

7 comentários:

Camilo Briceño disse...

Olá Henrique ! Muito bacana o post. Gostaria de aproveitar para lhe dar os parabéns pelo blog, está realmente muito bom.
Grande abraço,
Camilo Briceño

Marcio disse...

Prezado Henrique,

Pode informar qual suplemento em questão ???

Grato

Unknown disse...

Marcio, o nome comercial do suplemento está no artigo. Não gosto de fazer propaganda de um determinado suplemento, portanto, disponibilizo o artigo para leitura de cada um, ok. É só clicar.

Unknown disse...

Valeu Camilo.

Unknown disse...

Olá Henrique, gostaria de tirar uma dúvida. Fiz um curso de suplementação pela VP e foi dito que o whey protein possui algumas proteínas de alta alergenicidade, como a betalactoglobulina e betalactoalbumina, caseína. Gostaría de saber sua opinião e se eu estiver errada, me corrija. Parabéns pelo blog. Obrigada

Unknown disse...

É verdade LALA, a lactoglobulina não pode ser digerida pelo corpo humano. A lactoalbumina é tóxica ao fígado e aos rins em alta concentração e das caseínas, a fração alfa é um pouco alergÊnica, mas as caseínas em geral são de dificil digestibilidade. Caseína não é comum no whey. Digite whey no campo pesquisar do blog e verá outras postagens esclarecedoras. Obrigado.

Marcio disse...

Valeu Henrique,

Muito obrigado pela dica e NUNCA deixe de postar, suas informações são extremamente importantes ...

Grande abraço.