sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Obesidade: só dieta ou dieta com exercícios?


Conheço muita mas muita gente que não gosta de fazer exercícios físicos e sempre procura uma espécie de milagre dietético ou pilula milagrosa para fazer perder peso. Uma metaanálise que li hoje (metaanálise é uma forma de de estudo científico em que os autores fazem um apanhado dos artigos mais atuais que tenham a mesma forma de pesquisa, com metologias parecidas, e traçam um veredito final sobre aquele ponto que está sendo estudado) mostra que perder peso é mais efetivo quando se associa dieta ao exercício físico. É sempre importante observar estes resultados pois há muitas pessoas que deixam de se exercitar pois justificam a não prática pelo fato de terem aumento de apetite após o exercício e acharem que vão comer mais e portanto não conseguiriam perder peso, o que não se justifica, por inumeros fatores, mesmo que tenham aumento do apetite (tanto que a conclusão da metanalise é essa, vale a pena sempre ser ativo). Mas bem mais interessante que este resultado foi outro, em que os autores concluiram que seja só com dieta ou com dieta e exercício físico, nas duas formas, os pacientes sempre tendem a reganhar o peso, mais cedo ou mais tarde. E qual a justificativa para isso? NUTRIÇÃO FUNCIONAL!!! Ou seja, é preciso avaliar individualmente cada pessoa, entendê-la bioquimicamente, como seus órgãos estão se comunicando, qual a causa de cada uma das reclamações que o corpo apresenta. E nutricionalmente fazer todas as células voltarem a funcionar em harmonia, dar os nutrientes que os genes estão pedindo, e não apenas tratando sintomas, tentando fazer uma "dieta para perda de peso". É isso que tenho me proposto enquanto profissional e defendido nos quatro cantos deste país. Vou apresentar os resultados deste trabalho no sábado que vem no curso de obesidade da pós graduação em clínica funcional da VP consultoria. Mas fica a mensagem: não se deixem enganar nem se enganem com dietas da moda, dietas de revista, dietas de alguém que vc acha que serve para vc, em suplementos milagrosos que tratam tudo. Obesidade é uma doença crônica!!!

5 comentários:

Helena Assunção disse...

Concordo com você!! Foi assim que consegui perde 22 quilos!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabénss professor............

wasty castro disse...

Gostaria muito de perder muito peso ,mas não tenho tempo para praticar exercicios, boa essa matéria hem Profº , vc é um gênio. Gostaria de pedir algumas explicações para o estudo de caso, osteoporose, Mestre! gosto muito desta área, e quero me aprofundar no assunto, me ajuda?

Unknown disse...

Parabéns Helena. Moderação sempre, radicalismo nunca!!

Wasty, a perda de gordura corporal acontece sempre que fazemos o corpo funcionar em equilibrio, para isso usamos a idéia da nutrição funcional. Mas faz parte deste equilibrio o estimulo mitocondrial, do reticulo endoplasmático, da produção hormonal, entre outros, que se consegue com o exercício físico. Portanto, mude seus hábitos de vida, que a perda de peso virá, e assim que der, faça atividade física para manter o peso perdido. Estudo de caso vc me pergunta na faculdade ou envia pelo e-mail da turma, ok.

Aline Rodrigues disse...

Prof. Henrique, sou aluna da pós graduação VP de Belo Horizonte. Lembro-me que você falou na aula sobre obesidade que no início da dieta o obeso pode ter queda de cabelo. Estou com um caso assim; o cabelo da paciente está caindo muito. Não sei o que fazer. Me ajude. Obrigada!!

Unknown disse...

Aline, o que fazer com um determinado paciente não tem como ser dito nem é o objetivo do blog. Para isso eu teria que atender o paciente. Se vc quiser alguns caminhos para onde seguir, digite a palavra cabelo no espaço para pesquisar no blog, e deverá aparecer uma postagem que fiz de uma pequena aula falando sobre nutrição e cabelo.

Obrigado pelo contato e sucesso.