segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Nutricionista no programa saúde da família e vestibular

1 - Queria fazer 2 comentários sonre notícias vinculadas hoje. A primeira é que o governador do Distrito Federal deu posse hoje a 662 novos profissionais de saúde para o programa saúde da família. Segundo o governador, a idéia, que eu concordo, é é fortalecer a atenção básica e reduzir a superlotação nas emergências. Porém dos 662 novos profissionais, nenhum é nutricionista. Só foram concursados médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Quando é que os administradores da saúde pública vão entender que das doenças que mais crescem no mundo (obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemias, aterosclerose, gota, câncer, enxaqueca, depressão, hipotiroidismo) 90% tem relação direta com alimentação e que os profissionais capazes de orientar a população para prevenção, são os nutricionistas?

2 - Saiu hoje a lista dos cursos mais concorridos para o vestibular da UnB. Dos mais de 60 cursos oferecidos, o de Nutrição ficou 6º lugar, atrás apenas dos cursos de medicina, direito, engenharia civil, relações internacionais e psicologia. A demanda foi de 37 candidatos por vaga. Isto mostra que a população tem entendido a importância desta linda profissão para o futuro da sociedade.

Forte abraço a todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Exelente posicionamente, Henrique.
Também tive a mesma surpresa quando li sobre a contratação de vários profissionais de saúde pelo GDF e não havia nutricionista. Atenção básica incompleta, esqueceram da extrema importancia da alimentação!!
Ana Luisa

Anônimo disse...

Aliás, em tempo: Parabéns pelo Blog. Sou leitora assídua.
Abraços
Ana Luisa

Marcelo Carvalho disse...

Isso é mais uma demonstração que a saúde no Brasil é apenas "curativa" e não preventiva. Quando as autoridades perceberem que prevenir custa menos que remediar, aí sim os nutricionistas serão reconhecidos.

Marcelo.

Juliana Kamil disse...

Oi Henrique,
Na minha cidade, Juiz de fora não tem nutricionista em nenhuma UAPs. É um absurdo o descaso dos governadores, prefeitos e da nossa querida Presidenta.