quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Nutrição funcional para pessoas em depressão

A depressão é hoje uma doenças que mais aumenta em todo mundo. Na visão nutricional funcional, o aumento na produção de serotonina é uma das armas mais eficazes contra este mal. Neste aspecto, devemos estimular o consumo de alimentos fontes ou mesmo suplementar triptofano, com seus cofatores, especialmente B6, B9, B12, magnésio, ácido fólico e vitamina C. Além de estimular a produção, podemos também reduzir a concorrência de nutrientes que dificultam a sua formação, aumentando o consumo de carboidratos complexos integrais, como um arroz integral, macarrao integral, quinua em flocos ou grão, aveia em flocos, entre outros. Outro aspecto fundamental é aumentar a atividade dos receptores para serotonina nos neurônios, que fazemos com cromo, especialmente encontrado em grãos integrais, levedo de cerveja, cogumelo, aspargo, ameixa e nozes. Outro ponto fundamental é a participação dos ácidos graxos ômega-3 pois a presença destes nas membranas lipídicas neuronias melhora a transmissão nervosa e a transmissão dos impulsos elétricos pela eficiente troca de íons. As melhores fontes de ômega-3 são linhaça, canola, espinafre, hortelã, peixes e crustáceos. Outro alimento bastante valorizado é o cacau, que ganhou notoriedade com um artigo publicado no jornal clínico de farmacologia em 2006, mostrando melhora no humor, estimulo a liberação de endorfinas e elevação da disposição mental; pode-se consumir cacau em pó, preferencialmente orgânico, ou mesmo chocolate amargo. Reduzir o máximo possível consumo de açúcar, cafeína e gorduras trans (leite integral, carnes, biscoitos, margarinas, pipoca de microondas, entre outros). Em casos graves, todos os nutrientes aqui citados podem e devem ser suplementados, inclusive alguns não encontrados em alimentos, como fosfatidilserina, e também fitoterápicos, por isso, procure un nutricionista funcional.

Frase do dia: não há depressão que resista ao sorriso de um filho recém-chegado. Apegue-se a Deus e veja em teu filho, o fruto do amor oriundo de tuas entranhas e das bençãos de Deus.

4 comentários:

Dila disse...

Olá Henrique!!!!
Muito me ajudou suas palavras....
Principalmente o grande final sobre a benção dos filhos!!!!
Visita meu blog........... Fiz hoje, e tem um toque especial pq é um plano de Deus!!!
Bjux

Mônica Menezes disse...

Olá henrique! Há alguma contra indicação do uso da suplementação de l-triptofano e ginseng? Usando o ginseng pela manhã e o L-triptofano à noite?

Grande abraço!!!

Unknown disse...

Existem várias contra indicações para os dois. Não me refiro a horário. Triptofano é aminoácido aromático, requer cuidados, por exemplo com formação de quinurenina e câncer. Sobre horario que vc mencionou, não vejo problemas na interação dos dois.

Mônica Menezes disse...

Muito grata mais uma vez!!!
Que Deus continue te abençoando!