quarta-feira, 1 de julho de 2009

Colesterol baixo parte 2

A Gisele fez um comentário na postagem sobre colesterol baixo se referindo a um paciente que tem colesterol de 80mg/dl e HDL de 20mg/dl. Rapidamente, o que posso dizer sobre o que ela questionou:

A avaliçao se os níveis de colesterol estão baixos não dependem em si de valores, mas de sinais e sintomas que os pacientes apresentam. Na visão funcional, 80 de colesterol pode ser pouco para uns e normal durante toda a vida para outros. É preciso avaliação individual, por isso vc precisa ver todos os sinais e sintomas do seu paciente, como deficiência de vitamina D (e seus sinais e sintomas - ex: queda do sistema imune com gripes e infecções constantes, aumento da pressão arterial sem explicação visível, fraqueza de unhas, ossos e dentes), envelhecimento precoce da pele, deficiência hormonal (a depender do hormônio, sinais e sintomas específicos - exs: falta de prazer sexual, vaginal e cerebral, lubrificação vaginal deficiente, TPM), alterações neuropsicogênicas (e seus sinais e sintomas como perda de memória, dificuldade de concentração, atitudes impulsivas). Importante também observar que o HDL abaixo de 40 se torna fator de risco cardiovascular pois a capacidade antioxidante reduz, a proteção das células endoteliais reduz, e por aí vai. Espero ter ajudado.

Um comentário:

Unknown disse...

Henrique, muito obrigada pelas dicas! Acredito que no caso dessa paciente seja baixo o valor sim, ela é pós operada de cirurgia bariátrica (método disabsortivo) e possui forte anemia, valor de cálcio e vitamina D baixo também, depressão e por aí vai... muito obrigada novamente pela ajuda!

Abraços, Gisele!