segunda-feira, 6 de julho de 2009

Globo repórter de 3 de julho de 2009

Gostaria de fazer breve comentário sobre o globo repórter da ultima sexta feira sobre alimentação rica em grãos e sementes. O programa como um todo foi muito bom, esclarecedor, mas é preciso ponderar alguns aspectos.

1 - A nutricionista quando fala da proteína do feijão e seus aspectos funcionais, deixa claro que o brasileiro tem consumido menos feijão segundos as ultimas pesquisas (POF, ENDEF, IBGE). Entretanto, em vez de valorizar o consumo de feijão, favas, lentilhas, etc, ela valoriza a transformação do feijão em uma farinha, visando a industrialização e a criação de mais um "pó mágico". Novamente me coloco contra este tipo de procedimento e acho que nutricionistas deveriam valorizar sempre o consumo regular e equilibrado de alimentos.

2 - Em uma das partes do programa aparece uma nutricionista recomendando o cozimento de grãos dentro de papelotes de alumínio, com pouca água, no forno, visando garantir mais o aroma dos grãos, a clorofila, etc. Tudo muito perfeito se não fosse pouco prático; e mais, o papel é de aluminio, um xenobiótico potente; e mais, para quem viu a reportagem, se ficou atento, observou que a pouca quantidade de água colocada no papelote era "caldo de legumes", ou seja, produto industrializado, riquissimo em sódio e glutamato monossódico, forte indutor de hipertensão, celulites, edemas, hiperatividade cerebral, etc. Ahhhh, com certeza o alimento ficaria com "sabor" maravilhoso. De quem adianta colocar azeite? Prefiro seguir a idéia da repórter de se usar o papel manteiga...

3 - Em uma outra parte da reportagem, divulga-se a excelente idéia de se fazer um pão de grão de trigo inteiro, muito melhor que o pão de farinha integral, que na verdade é feito com farinha refinada e acrescido de farinha integral. O problema é que novamente, quem ficou atento e viu que a reportagem falou bem rapidinho, na hora em que se falou dos ingredientes, lá estava a " um pouquinho de gordura vegetal". E todos nós sabemos que gordura vegetal que entra em massa de pão é a famigerada gordura vegetal hidrogenada, fonte de gordura trans, péssima para a saúde em todos os níveis.

4 - No fim do programa, fala-se das famílias com grande tradição nas dietas à base de milho, que os filhos foram criados com muita polenta, etc. Detalhe observado quando são servidas as refeições é que os pratos todos continham uma generosa fatia de queijo. É bom lembrar que a proteína do milho é deficiente em 2 aminoácidos essenciais, lisina e triptofano, e que várias populações no mundo que se alimentam à base de milho tem por exemplo déficit de crescimento. Adoro milho, ótima idéia do milho capixaba, e tal, mas cuidado ao dizer que os filhos crescem fortes e sadios só `a base do milho. Albumina e principalmente caseína do queijinho tem forte participação nisso....

Enfim, excelente programa, valeu divulgar o amaranto (parente da quinua e cultivado aqui no DF) mas como nutricionista, consultor e educador, aprendi a ficar atento a todos os detalhes e não me eximir do que achar incorreto.

obs: vc pode assistir aos vídeos do programa em http://video.globo.com/Videos/0,,GOD0-5633-programa-816,00.html

3 comentários:

Marília Fernandes disse...

Oi Henrique!

Brilhante análise e crítica! Qdo ví o papelzinho alumínio, pensei epa, esqueceram de um pequeno detalhe a contminação por alumínio.
Outra coisa, o pão, achei bacana,exceto a gordura hidrogenada, mas precisamos urgemente fugir do trigo, trigo, trigo. Eu tento fazer isso na minha alimentação e é super difícil pela escassa oferta de produtos nos supermercados.
Amei o amaranto! aliás já amava

abs, Marília

Wiindj disse...

Oi, Henrique!

Tambem assisti ao programa da Globo e reparei em alguns dos detalhes que vc citou. So nao sabia da contaminacao que o aluminio provoca...Como isso se da? Eu uso sempre no preparo de peixes ao forno!

Sou mais uma dos seus seguidores !
Muito obrigada!

Mari disse...

Valeu Henrique pela análise crítica. As pessoas precisam urgentemente ficar atentas a tudo que é mostrado na TV. Que bom que temos alguém capacitado como você,capaz de expor suas opiniões e compartilhar humildemente seus conhecimentos a tantas pessoas pelo blog.
Abraçosss