quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Extrato de manga africana para obesidade

Andei lendo alguns trabalhos de 2007 para cá sobre a planta Irvingia gabonensis. Tem origem africana, e é conhecida como Manga africana. Seu extrato tem mostrado grande eficácia no tratamento da obesidade. Trabalho mais recente de 2009, duplo cego, randomizado, como manda o figurino, usou 150mg de extrato da semente da IG, 30 a 60 minutos antes do almoço e antes do jantar, por 10 semanas, com 62 homens and 58 mulheres. A maioria dos participantes apresentou perda de peso, perda de gordura corporal, redução do colesterol total, aumento de HDL, redução de citocinas inflamatórias e aumento da antiinflamatória (adiponectina).Importante dizer que houve relato de 17 participantes com flatulências, enxaqueca e dificuldade para dormir (é preciso lembrar sempre que somos bioquimicamente diferentes, portanto reagimos diferente às mesmas substâncias). OS atuores ainda nãos sabem explicar todos os mecanismos envolvidos, mas se suspeita da presença de compostos fenólicos, inclusive com ação antioxidante e antiinflamatória.

Também há trabalhos descrevendo estes componentes à frente que foram extraidos desta planta, e demonstraram eficácia contra fungos e bactérias (gra negativos, gram positivos, espécies de candida - coloco os nomes em inglês porque nada li ainda sobre padronização dos nomes em português - 3-friedelanone, betulinic acid, oleanolic acid, 3,3',4'-tri-O-methylellagic acid, 3,4-di-O-methylellagic acid and hardwickiic acid.)

Realmente a planta parece promissora. Andei lendo que no Senegal se come muita manga. Em Mali se come muitíssima manga. Em Burkina Faso não se come outra coisa.

Em tempo: gostaria de dar meus pesames ao Conselho Federal de Nutricionistas pela péssima divulgação do dia do nutricionista, mais uma vez, mais um ano. No dia 1 de setembro foi dia do Prof. de Educação Física, com encarte na VEJA, propaganda na televisão, etc. Na mesma revista desta semana (revista de maior circulação do país) encarte sobre o dia do psicólogo, 27 de agosto. Já vi algumas propagandas em revistas sobre o dia do biólogo, 3 de setembro. E aquele monte de mulheres reunidas no CFN, fazem o quê?

Em tempo 2: para terminar alegre, observaram meus 2 novos seguidores? Lindos, até parecem comigo....hehehehe...

3 comentários:

Lyly Cabral disse...

Olá, bom dia!
A nossa manga nacional tem as mesmas propriedades da Africana?O resultado é obtido através do extrato da fruta ou da in natura também?
Quanto a divulgação do Dia do Nutricionista, também achei que deixou muito a desejar.
Seus novos seguidores são realmente lindos!!
Abraço
Líli

Anônimo disse...

Henrique, a divulgação do dia do nutricionista saiu na Revista Época desta semana. Meu marido que é biólogo até brincou (meu dia sai na Veja...). Não passou tão em branco assim, mas concordo que a divulgação poderia ter sido melhor.
Bjs
Ana Luísa

Unknown disse...

Não existe artigo feito com extrato da semente de manga vendida aqui. Mais detalhes, é legal ler o artigo, por isso coloco os links.

Esse é o problema. O CONFEF tem metade de profissionais cadastrados quando se compara com o CFN. O curso de Educação Física tem 10 anos de reconhecimento em Lei, enquanto o nosso vai fazer 20 anos. CONFEF faz divulgação há 4 anos no intervalo do Jornal Nacional e na Veja. Tô falando isso porque minha irmã é educadora física. Semana inteira, e nenhuma nota no Correio Braziliense...