sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Activia presta ou não?

Com o advento da internet, infelizmente frases, afirmativas, questionamentos sem nenhum embasamento cientifico ou "ouvi dizer" pipocam pelos e-mails mundo afora. Um deles diz que Activia é feita com fezes e que a bactéria do activia (bifidobactéria animalis - BA) só faz o intestino funcionar porque irrita o intestino.

Caros amigos:

1 - Uma das formas de fazer o intestino funcionar é causar pequenos estímulos derivados das subtâncias antraquinonicas, presentes em alimentos que fazem parte de qualquer dieta, causando pequena irritação e estímulo vagal.

2 - Activia é feito de leite, portanto possui lactoglobulina que não é digerida pelo organismo humano, independente do tipo de bactéria que lá existe.

3 - Propriedades da BA:

3.1 - Produz alta quantidade de substâncias antagonistas, tipo hemolisinas e bacteriocinas, que combatem bactérias patogenicas.
3.2 - Produzem alta quantidade de exopolissacaridios (EPS). EPS são metabólitos secundários, produzidos principalmente durante a fase estacionária de crescimento do microorganismo, cuja composição química é das mais variadas e complexas, apresentando estruturas e propriedades peculiares. Estes biopolímeros apresentam
propriedades inibitórias contra alguns tipos de vírus e contra tumores.
3.3 - Também há trabalhos mostrando redução de respostas alérgicas e sintomas em doenças autimunes com uso de BA.
3.4 - Também há trabalhos mostrando que na deficiencia de interlecina 10, BA causa duodenite e colite. Ou seja, é preciso preparar o intestino para receber a BA, e quem faz isso são os lactobacilos (ou seja, é preciso associar bifidobacteria com lacto bacilos), a reconstituição da mucosa com nutrientes e CBA´s precisa ser feita associadamente, por isso é preciso consultar com nutricionista e um bom profissional.

Vou cansar de dizer. Para quem prescrevemos, que quantidade, de que forma, em que momento, qual associação fazemos,e por ai vai. O que é doce prazer para uns, é veneno amargo para outros. Activia pode prestar para uns e para outros não.

8 comentários:

Unknown disse...

Olá, professor. Obrigada por colocar a pergunta que eu te fiz em sala de aula aqui no seu blog com objetivo de esclarecer essas informações erradas que estão passando a respeito do Activia.

Lyly Cabral disse...

Também quero agradecer sua contribuição quanto a esse assunto polêmico.Já havia recebido algumas mensagens na minha lista e necessitava de maiores esclarecimentos.

Grata
Líli Cabral

Anônimo disse...

Olá, Dr. Henrique!
Muito obrigada pelo esclarecimento.

Att.,

Cássia

Unknown disse...

Viviane, Líli, eu é que agradeço por criarem dúvidas que eu possa buscar respostas. Assim é que aprendemos.

Cássia, que bom que ajudou. Venha sempre. Obrigado.

Unknown disse...

Olá Henrique tudo bem?

você poderia fazer um comentário sobre o Cogumelo do Sol?


obrigada

Unknown disse...

Ivania, este fim de ano tenho alguns cursos muito próximos e estou me dedicando mais aos assuntos relacionados, mas assim que tiver um tempinho faço uma postagem sobre ele (Cogumelos).

Unknown disse...

OK, Henrique....

obrigada e aguardo seus comentários

Anônimo disse...

Olá, Dr. Henrique gostaria do seu parecer à respeito da cura pelos limões. Obrigada.