quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Riscos do chá verde

Tradução do resumo deste artigo. Ainda não o li integralmente, mas para mostrar alimento/suplemento pode ser benéfico ou maléfico, tudo depende do quanto, quando, como e para quem prescrevemos.

O consumo de extrato de chá verde resulta em osteopenia em ratos em crescimento

O consumo de chá verde pode reduzir o ganho de peso corporal. Muitas desordens estão relacionadas com a obesidade e a massa óssea está positivamente correlacionada com a massa corporal. Assim, o objetivo deste estudo foi determinar os efeitos do extrato de chá verde (ECV) sobre a massa e arquitetura óssea em ratos do sexo masculino com rápido crescimento muscular [C57BL/6 tipo selvagem (WT)] e geneticamente obesos, deficientes de leptina (ob/ob). Os ratos com cinco semanas de idade foram divididos para receber dietas contendo ECV em 0, 1 ou 2% para 6 semanas. O volume e a arquitetura óssea femoral e vertebral lombar foram avaliados por meio de tomografia micro-computadorizada (µCT). Seguindo a análise µCT, a femora foi incinerada para determinar o conteúdo e a densidade óssea. Comparado com ratos WT, ratos ob/ob apresentaram menor femora (P < 0.001), menor volume femoral (P < 0.001), e menor conteúdo mineral ósseo femoral (P < 0.001), e maior volume ósseo na vértebra lombar (P < 001). Nem o genótipo nem o tratamento afetaram a densidade mineral óssea femoral, indicando mineralização normal. O consumo de ECV resultou em um menor comprimento, volume, conteúdo mineral, volume e espessura cortical do fêmur (P < 0.001), assim como menor volume ósseo/ volume tecidual (P < 0.008) e espessura trabecular (P < 0.004) na vértebra lombar. Os resultados indicam que a leptina não é essencial para reduzir o ganho no peso corporal e na massa óssea devido ao ECV em ratos em crescimento e sugeriu que o consumo de chá verde em grandes quantidades pode reduzir a taxa de acúmulo ósseo durante o crescimento.



Referência Bibliográfica:


IWANIEC, U.T.; TURNER, R.T.; KOO, S.I. et al. Consumption of Green Tea Extract Results in Osteopenia in Growing Male Mice. J Nutr; 139(10): 1914-19, 2009.

Nenhum comentário: