quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Proteção contra câncer



Alguns nutrientes podem ativar o fator indutor/induzível de hipóxia (HIF-1) através da via do TOR-S6K , o que leva ao estresse do reticulo endoplasmático, o que favorece a redução do tempo de vida e indução de cancer. Outros reguladores, tais como PHA-4, SKN-1, AAK-2, a DAF-16 e HSF-1 podem funcionar em paralelo com HIF-1 para modular a longevidade baseada na restrição calórica dietética. Redução na HIF-1 prolonga a vida e redução a chance de desenvolvimento de câncer. A leucina por exemplo é um estimulante de mTOR, portanto, estimula aumento de HIF-1 e pode alterar o desenvolvimento celular a longo prazo. Conhecer os nutrientes redutores de HIF-1 parece ser fundamental para controlar o desenvolvimento de câncer. Esta relação parece parcialmente demonstrado pelo trabalho publicado em 22 de maio de 2009 na edição da revista on-line PLoS Genetics que mostra que dietas pobre em calorias, pessoas que comem pouco, tem menor chancer de estimular as vias tumorigênicas.

2 comentários:

Marina Hitomi disse...

Olá, primeiramente, gostaria de te parabenizar por divulgar a nutrição e torná-la acessivel.
Agora...
Bom, eu na verdade queria perguntar coisas sobre um post antigo, de abril, que fala sobre a Pholiamagra. é que eu estou tomando ela ha uns 15 dias (2 cápsulas, uma 30 mim antes do almoço e uma 30 mim antes do jantar - 250mg)e eu não senti efeito nenhum. não emagreci, não sinto que a minha fome diminuiu, nada..
é normal? deveria associa-la com algum outro fitoterápico? Faço acompanhamento nutricional, e mesmo assim ainda não emagreci nada (ja fazem 3 meses que faço esse acompanhamento, emaraci 3 kilos em um mes, e no mes seguinte engordei de novo).. Sei que vc deve estar mto ocupado e que vc ja deve estar saturado desse assunto, mas desde ja agradeço.

Unknown disse...

Marina, na visão da nutrição funcional não posso analisar vc de longe e dizer porque vc não perde peso. É exatamente essa a diferença entre a nutriçaõ tradicional e a nutrição funcional. Avaliar sinais do paciente, olhar seu cabelo, sua unha, sua lingua, lábios, pele, mucosas, turgor do tecido. e os sintomas: exemplo como enxaqueca, qualidade do sono (demora a dormir, acorda a noite, acorda cansada, etc, e vão mais de 200 sintomas diferentes). Só um detalhe: ganhar o peso perdido significa que a base do tratamento não foi seguida, que é reduzir a inflamação do tecido adiposo visceral. Pholia magra é termogênica, não reduz apetite em grandes proporções, e pode funcionar para uns e para outros não. Por isso na nutrição funcional avaliamos caso a caso. Vc precisa fazer exames para ver como está seu status de micronutrientes e metais pesados no corpo.

Um abraço e continue vindo sempre.

Procure um bom nutricionista funcional.