domingo, 21 de março de 2010

Nutrição e candidíase


A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans. É uma micose que pode aparecer em diversas regiões do corpo, especialmente na boca (chamado as vezes de "sapinho"), na mucosa vaginal e no pênis (e regiões adjacentes), assim como é comum também aparecer em todos os pacientes que apresentam imunosupressão, ou seja, queda da sua resposta imunológica (bem comum em Sidéticos/Aidéticos).
Nesse ponto já é possível fazer a primeira correlção nutricional, pois, por se tratar de um fungo, pode ser combatido com microorganismos benéficos, saudáveis e probióticos, caso dos lactobacilos, bifidobactérias e até mesmo outros fungos (por concorrência), caso da Saccharomyces cerevisiae. Há um trabalho do ano passado que descobriu que uma das formas de tratar candida é oferecer nutrientes e combostos bioativos que sejam antagonistas dos receptores de membrana que servem para o acoplamento da proteína G, caso da Saccharomyces. Fundamental também dizer que além de colocar bons microorganismos no corpo, é preciso reduzir os ruins, ou seja, não oferecer substratos energéticos para que eles cresçam, reduzindo (ou até excluindo em alguns casos) portanto toda fonte de sacarose e lactose. Outro dado já bastante estudado na literatura é o efeito antifúngico do óleo de côco virgem, que é encontrado na "carne" branca do côco seco.

E o trabalho mais recente e que gostei de ler foi o uso da silimarina, composto bioativo da planta Cardo Mariano (prescrevo muito para trabalhos de destoxificação e esteatose hepática alcóolica ou não alcóolica), que eu estava lendo sobre sua ação contra hepatite C viral (comprovada), e acabei encontrando que este mesmo composto também é eficaz contra candida, melhorando a resposta imune e reduzindo a formação de citocinas inflamatórias (TNF alfa principalmente) e também o fator nuclear kappa B(NF-kB), um fator de transcrição de diversas proteínas que induzem a doenças crônicas inflamatórias.

Importante: todo tratamento de candidíase deve investigar o casal, e não somente o portador.

Nenhum comentário: