quarta-feira, 3 de março de 2010

Dieta funcional não é cara!!

Fim de semana passado em uma aula de pós, observei uma aluna questionar que suplementos de probióticos eram muito caros e que a dieta funcional de uma forma geral era para ricos. Tendo a descordar de forma veemente desta afirmação e tentei dar exemplo à colega, e repito aqui, com referência bibliográfica:

1 - Vc pode utilizar suplemento de probiótico barato, caso do KEFIR.

2 - Quem disse que é preciso usar suplemento de probiótico para fazer crescer a microbiota intestinal probiótica? É simples: as bactérias patogênicas em nosso intestino estão sempre em concorrência com as probióticas, saudáveis. Logo, quando vc diminui a presença das patogênicas, automaticamente as probióticas tendem a crescer, claro desde que haja substrato energético para elas e não haja para as outras, ou seja, retire tudo que tenha açúcar e coma fontes de fibras, especialmente solúveis. Além disso, a acidificação do pH intestinal é fundamental, e se faz isso de diversas maneiras, simples e baratas, como ensinei lá no curso.


Em artigo: The administration of a prebiotic (oligofructose) to high-fat-diet fed mice was also shown to restore Bifidobacterium levels, which positively correlated with improved glucose tolerance, glucose-induced insulin secretion, and normalization of inflammatory tone by decreasing endotoxaemia in plasma and proinflammatory cytokines in adipose tissue [27]. (a administração de fibras prebióticas... restaurou os níveis de bifidobactérias...... melhorando a tolerância a glicose) Fonte: Interdisciplinary Perspectives on Infectious Diseases Volume 2008,Article ID 829101,9 pages doi:10.1155/2008/829101

3 comentários:

Marcella disse...

Desculpe fazer essa pergunta pelo comentario, na verdade ainda nao sei usar blog. Tenho uma duvida, alem da gelatina, em quais alimentos podemos encontrar o colageno???
OBS: A falta de acento nas palavras e pela desconfiguracao do computador.

Henrique F Soares disse...

O colágeno nada mais é que um tipo de fibra que dá sustentação à pele,ou seja, está envolvida com os músculos, seja no ser humano seja nos animais, logo as fontes de colágeno são as carnes, frango, peixe.

sonia silva dos santos disse...

Me desculpe outra dúvida a respeito do colágeno.É verdade que só uma pequena quantidade é absorvida pelo nosso organismo?Então a idéia de usá-lo para manter a pele mais firma é mito?
E o colágeno vendido pelas farmácias de manipulação em forma de gelatina para esse fim deve ser descartado?
Obrigada pela atenção!!
Aguardo retorno