sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Carboidrato a noite engorda? Respeito ao ritmo circadiano

Feliz ano novo a todos. O resultado da última enquete foi bem interessante pois as pessoas se dividem quando o assunto é consumo de carboidratos a noite. E é isso que acontece pois não somos iguais, e o metabolismo, a bioquimica é absolutamente individual. Segundo ponto importante: a dificuldade em definir a partir de que horas é noite. Estamos falando de pessoas que moram no Rio Grande do Norte ou em Brasília? Ou seja: para cada pessoa, a noite começa em momentos diferentes, e isto faz parte do ritmo circardiano de cada um. O ritmo circadiano representa o ciclo biológico em 24 horas de cada pessoa, em especial, em seus hormônios. A preocupação com os carboidratos a noite acontece em virtude da capacidade destes nutrientes em liberar muita insulina, e este hormônio, conforme o ciclo circadiano, é pouco metabolizado "a noite", além de ser um estimulador da lipogênese, ou seja, formação de gordura. Na verdade, respeitando o ritmo circadiano, seria interessante evitar a liberação excessiva de insulina em todos os momentos onde ela não é bem metabolizada e o gasto energético de cada um esteja reduzido. Se uma pessoa sai do seu trabalho e vai caminhar no calçadão ou vai para academia a noite, quando retorna, tem todo direito e dever de consumir carboidratos. Agora, se vc é mais do tipo sedentário, também defendo a idéia de que o consumo de carboidratos seja reduzido no período após o entardecer,e principalmente, consumir carboidratos complexos integrais, que tenham baixo índice e carga glicêmica.

Frase para começar o ano: embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Chico Xavier

Um comentário:

Marcelo Carvalho disse...

Mestre Henrique!!!

Concordo plenamente. Que sirva de alerta para aqueles que praticam atividade física a noite e ao retornarem para casa, só consomem "saladinhas" com frango grelhado.