sexta-feira, 24 de julho de 2009

Definindo as futuras gerações!!


Resolvi fazer esta postagem em homenagem à mais nova seguidora, em tempo e idade. Linda foto no veletrol de Taty Medeiros.
Há alguns anos tem se estudado muito e cada vez com mais clareza que as células tem memória e que já na sua criação, quando lhe são fornecidos os nutrientes adequados, as informações são determinadas e ficam armazenadas nestas células. Este processo, no qual a expressão gênica é afetada, pelo processo de metilação do DNA (imprinting metabólico)resulta no " silenciamento de genes", ou seja, podemos parcialmente facilitar, induzir, que determinadas doenças não se desenvolvam futuramente na criança, mesmo os pais apresentados tendência para estas doenças; ex: obesidade. A correção dos genes, reduzindo a sua expressão alterada, sem uma mudança na estrutura do DNA é chamado de epigenética. Dos nutrientes fundamentais neste processo, encontram-se a metionina, cisteína, folato, vitamina B12, colina, piridoxina, betaína que são agentes de metilação, ou seja, doadores de grupamento metil (CH3). Há trabalhos recentes que mães e crianças (inclusive após amamentação) que recebem dietas ricas nestes nutrientes podem alterar permanentemente a expressão do gene IGF-2 para a fase adulta. Na questão obesidade e crescimento por exemplo há um trabalho de 2009 que mostra que suplementação de ácido fólico, ferro e principalmente zinco com vitamina A na gestação estimulam o crescimento e reduzem a obesidade em crinças. Entretanto, é preciso saber prescrever estes nutrientes pois da mesma forma que podem silenciar, eles podem acordar genes defeituosos, risco que se corre ao fazer uma suplementação inadequada. Portanto futuras mamães, mães e crianças, aumentar consumo de folhas verdes, brocolis, couve-flor, repolho, feijão, ovo, peixes, arroz integral, aveia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei interessante esse assunto,e mais ainda os estudos que o Henrique faz, gostaria muito de marcar uma consulta, pena q é longe!!!!!!