segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gordura trans é bom para saúde - Parte 2


Já postei aqui sobre a possibilidade de nossa microbiota intestinal produzir ácidos graxos trans, especificamente o ácido linoleico conjugado (CLA - cis 9 trans 11). Este CLA pode ser produzido a partir do ácido graxo essencial linoleico (18:2 w-6 ou cis-9,cis-12-18 : 2). Um novo trabalho (2009) saiu na revista American Journal of Clinical Nutrition usando CLA na presença de Bifidobacterium breve na dosagem de 1 bilhão de microorganismos/dia, em ratos e porcos, por 10 semanas. Os autores observaram um aumento na concentração de CLA no fígado dos animais, aumento na concentração de EPA e DHA no tecido adiposo associado à uma redução nas citocinas inflamatórias TNF e interferon. Ou seja, o controle dietético de ácidos graxos (inclusive com gordura trans) e microorganismos probióticos pode interferir na saúde hepática e e do tecido adiposo, inclusive ajudando a reduzir a inflamação deste último. Acho ser importante fazer esta diferenciação entre os tipos de gordura, pois também já há trabalhos que mostram que gordura trans de ruminante age diferentemente de gordura trans feita pela indústria, demonstrando que a chamada gordura trans natural não promove efeitos de redução nas lipoproteínas de alta densidade (HDL).

3 comentários:

Marília disse...

Olá Henrique!

Qual óleo vc recomenda para uso culinário, sob calor? Até hoje, sempre indiquei o óleo de canola por conta da boa proporção entre os ômegas, mas tenho lido que canola é transgênica e virou uma praga na agricultura, resistente aos herbicidas. E aí, qual opção indicar? Girassol?

Um abraço e desde já obrigada pela atenção

Marília

Unknown disse...

Uso culinário é o que o paciente tiver condições de comprar e o que eu precisar aumentar ou reduzir na dieta dele. A preferência é sempre para o óleo de oliva extra virgem. Não tendo condições, se precisar aumentar ômega-3, canola, ciclus ou soja; se precisaraumentar ômega-9, óleo de arroz ou canola; se precisar reduzir alergia, tiro soja e coloco milho e assim por diante.obs: 90% da soja e do milho no brasil também são transgênicos. Girassol não uso por sofrer peroxidação demais e pelo excesso de ômega-6.

Anônimo disse...

OLÁ HENRIQUE! ESTOU INDO NO SEU CURSO DE OBESIDADE!! ESTA ÓTIMO! GOSTARIA DE TE FAZER UMA PERGUNTA SOBRE CLA: SE TEM BONS RESULTADOS PARA DIMINUIÇÃO DE GORDURA ABDOMINAL?
OBRIGADA LÍVIA