sábado, 18 de julho de 2009

Mangostão!! É isso aí, vale muito a pena!!


Mangostão ou mangostin (tecnicamente conhecida como Garcinia mangostana Linn) é uma árvore que gera frutos que são ricos em xantonas, especialmente alfa e gama-mangostin (MG), que estão entre os principais compostos bioativos encontrados no mangostão. Já vi trabalhos mostrando efeito em inibição do estresse oxidativo em cérebro de ratos, atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus, inibição do desenvolvimento do câncer de próstata e mama (inibição da aromatase especialmente), e o que mais gostei foram as comprovações de seus efeitos antiinflamatórios, com foco específico em macrófagos adipocitários. Já postei aqui que a inflamação do tecido adiposo é o que mais dificulta a perda de peso, que leva às alterações cardiovasculares, diabetes e outras doenças, e principalmente dificulta a manutenção do peso perdido. Um trabalho que vi inclusive fala da inibição dos lipopolissacarídios (LPS), importante para prevenir alterações cardiovasculares determinadas pelas bactérias patogênicas (disbiose intestinal). Importante também é que já há trabalhos bem recentes que mostram que os compostos do mangostão são transportados pelos sítios corporais a depender do seu processo de digestão e absorção, e que por sua vez dependem das micelas e dos sais biliares, portanto, seu consumo deve ser priorizado junto às refeições. É tudo muito novo pois são todos trabalhos de 2009, mas me parece ser muito promissor. Não é um fruta a ser encontrada em qualquer esquina, e quando seu consumo se torna dificil para o paciente, acabo utilizando suplementos que contém mangostão, que tem ótimos resultados.

3 comentários:

Paolla disse...

Muito bom saber disso, ja tive o prazer de saborear essa fruta!!!! pena nao ser achada facilmente.
abraços

Unknown disse...

É um fruta temporal, não dá o ano inteiro, tipo lichia. Aliás, todas as propriedades estudadas estão relacionadas ao extrato da polpa (parte branca).

Prô Ângela disse...

Acabo de saborear essa fruta.
De gosto ácido- adocicado, é delicada e deliciosa. sei dos seus componentes q ajudam no bom funcionamento do intestino, q é o q me importa no momento... Pena ser tão cara. R$ 2,50 a unidade