sábado, 23 de maio de 2009

Como saber se o peso perdido não voltará?


Perder peso é fácil; perder gordura corporal é dificil; perder e manter a gordura longe é tarefa árdua.

Com este pensamento que doutrino minhas orientações dietéticas à pacientes e alunos. A principal dificuldade para um tratamento adequado do paciente sobrepeso/obeso é garantir que a gordura degradada não voltará, e as vezes com mais voracidade. Para isso é preciso garantir que o tecido adiposo e suas células foram "desinflamadas". A inflamação do tecido adiposo responde pela resistência à insulina e pela constante hiperplasia e hipertrofia de adipócitos, ou seja, enquanto ela existir, as células poderão se multiplicar e incorporar mais gordura.

Como ver se os adipócitos continuam inflamados? A idéia é verificar a presença de macrófagos adipocitários. Macrófagos são monócitos amadurecidos, presentes dentro do tecido, enquanto monócitos estão na circulação. Portanto, a análise de monócitos antes e no fim do tratamento pode nos nortear sobre a inflamação do tecido, mas não é um medida direta. Mas parece que novos exames mais fidedignos estão chegando, como o caso da NEOPTERINA. A Neopterina é um produto do catabolismo da guanosina trifosfato (GTP) e pertence ao grupo químico conhecido como pteridinas. É sintetizada por macrófagos após estimulação com a citocina interferon-gama e é indicativo de um estado imunológico pró-inflamatório. Há trabalhos (março 2009) que dosaram neopterina em gestantes com pre-eclampsia/eclampsia, e observaram aumento nestas pacientes, indicando que quando as gestantes passam por esta situação, estão com o sistema imune super ativado e passando por uma situação proinflamatória.

Portanto, acredito que a dosagem sanguinea de neopterina possa ser um próximo marcador para avaliar o tratamento do paciente obeso. Já há trabalhos que mostram que a beta-glucana (tipo de fibra encontrada na aveia) reduz a neopterina.

Nenhum comentário: