quarta-feira, 3 de março de 2010

Dieta funcional não é cara!!

Fim de semana passado em uma aula de pós, observei uma aluna questionar que suplementos de probióticos eram muito caros e que a dieta funcional de uma forma geral era para ricos. Tendo a descordar de forma veemente desta afirmação e tentei dar exemplo à colega, e repito aqui, com referência bibliográfica:

1 - Vc pode utilizar suplemento de probiótico barato, caso do KEFIR.

2 - Quem disse que é preciso usar suplemento de probiótico para fazer crescer a microbiota intestinal probiótica? É simples: as bactérias patogênicas em nosso intestino estão sempre em concorrência com as probióticas, saudáveis. Logo, quando vc diminui a presença das patogênicas, automaticamente as probióticas tendem a crescer, claro desde que haja substrato energético para elas e não haja para as outras, ou seja, retire tudo que tenha açúcar e coma fontes de fibras, especialmente solúveis. Além disso, a acidificação do pH intestinal é fundamental, e se faz isso de diversas maneiras, simples e baratas, como ensinei lá no curso.


Em artigo: The administration of a prebiotic (oligofructose) to high-fat-diet fed mice was also shown to restore Bifidobacterium levels, which positively correlated with improved glucose tolerance, glucose-induced insulin secretion, and normalization of inflammatory tone by decreasing endotoxaemia in plasma and proinflammatory cytokines in adipose tissue [27]. (a administração de fibras prebióticas... restaurou os níveis de bifidobactérias...... melhorando a tolerância a glicose) Fonte: Interdisciplinary Perspectives on Infectious Diseases Volume 2008,Article ID 829101,9 pages doi:10.1155/2008/829101

3 comentários:

Marcella disse...

Desculpe fazer essa pergunta pelo comentario, na verdade ainda nao sei usar blog. Tenho uma duvida, alem da gelatina, em quais alimentos podemos encontrar o colageno???
OBS: A falta de acento nas palavras e pela desconfiguracao do computador.

Unknown disse...

O colágeno nada mais é que um tipo de fibra que dá sustentação à pele,ou seja, está envolvida com os músculos, seja no ser humano seja nos animais, logo as fontes de colágeno são as carnes, frango, peixe.

Unknown disse...

Me desculpe outra dúvida a respeito do colágeno.É verdade que só uma pequena quantidade é absorvida pelo nosso organismo?Então a idéia de usá-lo para manter a pele mais firma é mito?
E o colágeno vendido pelas farmácias de manipulação em forma de gelatina para esse fim deve ser descartado?
Obrigada pela atenção!!
Aguardo retorno