domingo, 28 de março de 2010

PHOLIAMAGRA parte 2

Finalmente saiu um estudo na literatura mundial sobre o uso da Cordia ecalyculata, nome científico da brasileirissima Porangaba, comercialmente conhecida como PHOLIAMAGRA. E os primeiros resultados, realizados no Brasil, na faculdade de medicina de Ribeirão Preto, não são promissores quanto ao tratamento da obesidade. No estudo, os pesquisadores usaram por 15 dias uma dose de 2000 mg/kg e não observaram redução do ganho de peso nem redução na quantidade de comida ingerida ou seja, pouca eficácia quanto a ser redutor do apetite. Acho importante dizer que estamos no inicio das descobertas e precisamos de mais estudos que vejam efeitos da porangaba no ciclo celular do adipócito, no ganho de massa magra, se existe algum efeito anorexigênico intestinal ou hipotalâmico, ou os dois, se existe capacidade de redução da inflamação, se há alguma interferência na ação dos hormônios tireoidianos (resonsáveis por manter o metabolismo ativo), entre outras variáveis. Mas como o que temos até o momento é isso, continuo não prescrevendo. Obs: na prática, já recebi pessoas usando, com grande perda de PESO, mas não grande perda de GORDURA CORPORAL. Os efeitos diurético e laxativo são bastante razoáveis, mas isso não é tratar obesidade.



da Silva CJ, Bastos JK, Takahashi CS. Evaluation of the genotoxic and cytotoxic effects of crude extracts of Cordia ecalyculata and Echinodorus grandiflorus.J Ethnopharmacol. 3;127(2):445-50,2010.

4 comentários:

Beta disse...

Olá Henrique.
Primeiramente, parabéns pelo blog e plas informações que tu disponibiliza aos teus leitores.
Gostaria de fazer uma pergunta; existe alguma contra-indicação em usar a Pholia se a mulher ainda amamenta?
Fiu em loja de produtos fitoterápicos e a vendedora não soube responder.
Obrigada!

Unknown disse...

Beta, eu não prescreveria para gestantes nem para lactantes pois é uma planta ainda sob estudos, cujos efeitos adversos ainda não sabemos. E como praticamente tudo que está no sangue da mãe passa para o leite, acho arriscado. Obrigado por participar. Venha sempre.

Beta disse...

Obrigada Henrique!
Vou esperar a pequena desmamar sozinha para começar a tomar a pholia.

Nana disse...

Agora fiquei preocupada... Já estou tomando a Pholianmagra há alguns dias, diria uma semana. Não é barata a fórmula, mas lí tantos relatos que resolvi tomar para auxiliar na redução da barriga, pois tenho 1,80 m e peso 79 kg. Fica muito feio estar barriguda e ser tão alta. Chama atenção demais. Será que não vai adiantar nada? Eu estou diminuindo a quantidade do que como, tentando substituir o açucar e não comer pão de farinha branca. Não bebo bebidas alcoólicas.