sábado, 4 de dezembro de 2010

Diet não é sem açúcar!!!


Estava lendo na folha de São Paulo esta receita abaixo dos bolinhos de caneca que estão na moda:

Cupcake diet de chocolate
Rendimento: 6 unidades
Ingredientes

4 ovos
2 colheres (chá) de adoçante forneável
2 colheres (chá) de óleo de milho
2 colheres (sopa) de água
35 gramas de cacau em pó
110 gramas de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Basicamente da receita comum, retirou-se o açúcar e se colocou adoçante. E é esse o erro que vejo e tenho batido nesta tecla há muito tempo. A sacarose, que é vista como vilã, tem índice glicêmico menor que a farinha de trigo refinada, ou seja, se o objetivo é desenvolver receitas visando os diabéticos, obesos, hipertrilgiceridêmicos, é muuuuuuuuuito melhor colocar farinha de trigo integral (ou farinha de quinoa, sem glúten) na receita e deixar o açúcar, trocando por mascavo ou demerara, até reduzindo a quantidade e colocando 01 colher de mel. O corpo não reconhece adoçantes, e os considera toxinas, potentes indutores de inflamação. Por que não retirar o óleo de milho (w6 inflamatório) e colocar óleo virgem de macadamia ou avelã ou nozes ou oliva. Todos esses são fontes de w9, potente redutor de colesterol. Eu tentaria colocar um pouco de linhaça moída, mas ainda não testei e não posso indicar, porque a linhaça tem lignanas que formam gel, e deixam os bolos um pouco mais grudados, solados.

3 comentários:

Helena Assunção disse...

Eu fiz com linhaça e castanha do pará e deu muito certo!!! Fiz até por causa de um trabalho na faculdade, dessa forma que você falou, usando açúcar e colocando a farinha integral!!! Uma delicia eu acho!!!!

Nutricionista Lícia Vendruscolo disse...

Olá Henrique,
Concordo com você quando você diz que seria melhor trocar a farinha e colocar açúcar mascavo. Mas sobre o DIET, infelizmente a legislação define como a ausencia de um produto. Portanto se não está sendo usado o açucar, ele se torna diet, não é???
Acho q nossa legislação tem q mudar!
abraços e parabens pelo site!

Unknown disse...

Perfeito Lícia. O título foi apenas uma espécie de metáfora para chamar atenção do que eu iria escrever. É a minha facúndia, verve jornalística (risos).

Obrigado por participar,

um abraço