terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Suco de fruta é pior que refrigerante!!

Claro que não pirei, não estou louco, e não faria um afirmação desta. Mas meu alunos e pacientes se coçam quando começo a falar da frutose presente nas frutas e a forte relação com doenças cardiovasculares cada vez mais comprovada. Quando me refiro positivamente à frutose valorizo o consumo desta associada aos fitoquimicos e fibras presentes na polpa in natura das frutas, em um bagaço de laranja e não como se tem feito cada vez mais, induzindo as pessoas a fazer sucos, comprar extratores de suco, dos sucos de caixinha, das bebidas adoçadas, que são verdadeiros concentrados de frutose, de alto indice glicêmico, indutores de inflamação e doença cardiovascular.Para estimular o estudo sobre estas afirmativas, deixo o link de uma revisão sobre os efeitos da frutose.

Semana que vem vou mostrar em uma pós relação da frutose com aumento de ácido úrico e o risco de lesão renal.

9 comentários:

Cristina disse...

Estás sendo radical e tendencioso demais. Os sucos são uma formaa de otimizar a absorção de nutrientes e introduzir o reino vegetal em pacientes que raramente comem frutas e verduras. E se o suco for acompanhado por uma porção de oleaginosas, sua tese cai por água abaixo. Mesmo assim parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Cristina, respeito a sua opinião, claro. Mas convido a você a ler mais a literatura científica e verificar o que está acontecendo na prática com a epidemia de obesidade, resistência à insulina, hipertrigliceridemia e diabetes. Há inumeros trabalhos mostrando a associação direta entre o aumento do consumo de sucos de fruta e a incidência destas doenças. Além disso suco de fruta não pode otimizar a absorção de nutriente nenhum porque é antagônico. Se retira, perde-se nutriente da fruta quando se prepara o suco, para depois tentar fazer absorver mais? Lei básica da nutrição: alimentos devem ser consumidos in natura; suco de fruta é um processamento, é um refino, leva à perda de fibras, oxidação dos nutrientes com a entrada do oxigênio e perda de fitoquimicos. Isto tudo sem contar os aditivos químicos adicionados, a sacarose adicionada, os corantes adicionados. E me perdoe mais uma vez, mas uma das péssimas misturas nutricionais é a que vc propos; misturar ácidos graxos provenientes das oleaginosas com a frutose dos sucos; indução direta e rápida da lipogênese (traduzindo para o público mais leigo, formação de gordura no fígado, no sangue e na barriga); tenho mostrado isso sistematicamente nos cursos. Importante: não faço teses aqui, apenas demonstro o que a literatura científica mostra e a clínica referenda. Nutrição baseada em ciência.

Unknown disse...

Acredito que ficou claro desde a postagem que não sou contra sucos de frutas, mas a quantidade que se prescreve, o tipo de suco que se prescreve, e o momento e misturas dietéticas que são feitas com os sucos. Por isso que para ajudar aos leitores, deixei o artigo postado. Mas essa é a idéia. Discutirmos pontos polêmicos em prol do hábito alimentar ideal para os pacientes.

Beatriz disse...

oi Henrique,
O suco verde, ou com a biomassa da banana verde, seria uma melhor opção então?

Michelle disse...

É, acho que esse título, ainda vai dar muito o que falar!! Tendencioso, e desmotivador para pessoas leigas que estão dando duro pra entrar num rítmo mais saudável (como eu rs) e se deparam com esse balde de água fria no meio do caminho! Acho que vou voltar para o meu H2O!!

Unknown disse...

Oi Michelle, tudo bem?

1 - Todas as minhas postagens são tendenciosas, porque acredito nisso. Tenho que tender sempre para algum lado, e no meu caso, o lado da ciência, por isso mostrei artigos científicos que comprovam o que falo e escrevo. Quem não tem tendência são os que fogem de dar opiniões, os que se omitem ou o fazem sem enmbasamento técnico (coisa tipo PSDB).

2 - Se vc está tentando entrar em um "ritmo mais saudável" com dieta cheia de sucos, desista. Coma frutas, mas não as transforme em sucos.

3 - Acho legal sua idéia de voltar para água. Beba muito, mas mesmo água, em excesso pode fazer mal. Tanto quanto a sua falta, por isso consulte um bom nutricionista.

4 - Acho que é possível observar para a maioria dos leitores que em momento algum disse que refrigerante faz bem. Sucos de frutas podem (e digo sempre podem porque já falei que depende da quantidade, do momento, para quem, etc) tão ou mais mal como refrigerantes. Mas refrigerantes, ou quaisquer bebidas gaseficadas ou semelhantes ao refrigerante, continuam sendo grandes porcarias. Quem acompanha o blog já observou minhas postagens sobre refrigerantes.

Emanuelle Salustiano disse...

Rsrs.. adorei a polêmica! Ótima resposta. Também concordo.

Cleide disse...

E o suco de frutas com a couve (suco verde) mesmo assim tem alto IG? Obrigada

Unknown disse...

Cleide, se for coado, sim.