quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fibra prebiótica? Que nada!!

A saúde intestinal tem sido alvo no tratamento de inúmeras patologias, especialmente as crônicas e inflamatórias. Parte da prevenção e do tratamento quando se fala em cuidar da ecologia intestinal é garantir a vida dos microorganismos probióticos oferecendo a eles as fibras de ação prebiótica. E claro que isso continua valendo (é bom dizer porque tem muita gente com dificuldade de entender as metáforas nos títulos), mas novas descobertas muito legais estão aparecendo. Que as bactérias probióticas, saudáveis, podem se proliferar quando lhe são oferecidas outras fontes energéticas, doadoras de grupos metiladores e de alto conteúdo de carbono. Caso do grupo dos flavonóides. Já havia lido um trabalho de 2008 que mostrava que bifidobactérias conseguem gerar energia para se multiplicar transformando catequinas em epicatequinas, além de promover redução da Clostridium histolyticum. Agora acaba de sair mais um trabalho semelhante, do mesmo grupo de cientistas, mostrando que os flavonóides do cacau também ajudam a promover o crescimento de microorganismos probióticos, ou seja, podemos dizer que eles também possuem atividade prebiótica como as fibras e as catequinas. Neste novo estudo (a ser publicado agora em 2011) o legal foi que a redução do clostridium e o aumento dos lactobacilos foi proporcional à redução da proteína C reativa, ou seja, exercem ação antiinflamatória intestinal. Legal D+!!


Tzounis X et al. Flavanol monomer-induced changes to the human faecal microflora.Br J Nutr. 2008 Apr;99(4):782-92.

Tzounis X et al. Prebiotic evaluation of cocoa-derived flavanols in healthy humans by using a randomized, controlled, double-blind, crossover intervention study.Am J Clin Nutr. 2011 Jan;93(1):62-72.

2 comentários:

Helena Assunção disse...

Fico cada dia mais apaixonada por tudo isso!! Pela Nutrição!!!
Pela minha futura profissão!!!

Tane HMS disse...

Realmente muito interessante. Isso nos mostra que não é só ficar tomando prebiótico isoladamente, provando mais um vez que é uma alimentação saudável que faz toda diferença e traz benefícios enormes. Muito bom. Abs